Implantação do Serviço de Inspeção é tema de encontro regional

Com a proposta de discutir o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, promoveu na tarde desta quinta-feira (19) uma reunião para discutir a viabilidade de implantação de um consórcio regional com essa finalidade. O encontro foi no Parque de Exposições e contou com a participação de técnicos de Quissamã, Macaé e Campos dos Goytacazes, além de representantes do governo federal.
Na ocasião, foram realizadas duas palestras. A primeira com o gerente de Departamento de Inspeção de Campos dos Goytacazes, Gedison Cesati Canal e, em seguida, com os representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Eduardo Soares e Felipe Oliveira da Rocha, sobre os Serviços de Inspeção no Brasil.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, salientou a importância do encontro. “Nosso objetivo foi analisar a possibilidade da implantação do Serviço de Inspeção, envolvendo outros municípios da região. Assim teríamos controle sobre a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos os produtos, completou.
O secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Nildo Cardoso, disse ainda que o SIM pode incentivar microempreendedores a saírem da informalidade. “Essa iniciativa abre o leque de oportunidades para um setor muito importante da economia regional. O diálogo entre os municípios é fundamental nesse momento”, completou.