Ignácio Hugo se destaca em projeto da Escola de Gestores

A Escola Municipal Ignácio Hugo, localizada no bairro da Penha, em Quissamã, foi a primeira da rede a cumprir um dos desafios da Escola de Gestores, promovida pela Coordenação de Ensino (Coden), vinculada à secretaria municipal de Educação. Os 66 alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA) do Ensino Fundamental, divididos entre as três séries, aprenderam a escrever o seu nome completo, sem ajuda de professores. Os estudantes participaram de um Mural de Autógrafos, que está exposto na escola.
A Escola de Gestores vem promovendo formação aos diretores de escola, ao longo deste ano. A formação se estrutura em quatro grandes pilares: gestão pedagógica, gestão de infraestrutura, gestão de recursos humanos e gestão com a comunidade. A cada mês, um bloco é discutido e desdobra numa atividade/desafio a ser cumprida pelos gestores. Um desses desafios é garantir que todos os alunos da escola, em que o diretor lidera, escreva seu nome e sobrenome. Essa é uma das funções da escola: desenvolver o potencial dos alunos, no que se refere a identidade, e a escrita do nome é condição básica para esse reconhecimento.
– O envolvimento do gestor precisa ir muito além dos aspectos estruturais e organizacionais. É preciso promover aprendizagem dos alunos. A escola está de parabéns – destacou a coordenadora de Ensino, Helena Costa.
A diretora da escola Mara Massena disse que o projeto resgatou a autoestima dos alunos. “A chamada presencial deixou de ser feita através do diário de classe e eles passaram a assinar todos os dias o nome em um livro, que chamamos de assinaturas. O projeto é de fundamental importância, porque ainda se encontra em escolas, o aluno que não sabe escrever o seu nome”, disse.
Já a professora Nínive Moraes lembrou que a atividade faz parte do cronograma da escola. “Os alunos se empenharam para cumprir o desafio e gostaram de participar, tornando o trabalho fácil”, ressaltou.