IFF promove aula inaugural de cursos para idosos do SCFV

O Campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense (IFF) promoveu, na tarde desta quinta-feira (5), no auditório da instituição, o evento de abertura da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) para idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A programação contou com apresentações de tango, por alunos dos Campus e a professora Ileana Franzoso; e de canto, com o professor Eric Santos. A iniciativa vai contemplar 100 participantes com oficinas de artes, eletricidade, canto, inglês, espanhol e informática. As aulas seguem até 18 de dezembro deste ano.
A abertura das atividades contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco, da secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães; da subsecretária Rosane Barros, da diretora do campus Quissamã do IFF, Aline Estaneck; da coordenadora do curso Jane Fernandes; da coordenadora do SCFV dos Idosos, Maria Madalena Moreira; além de representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS I e II).
“Esse é um projeto exitoso, desenvolvido em parceria entre o IFF e a Prefeitura, sendo a terceira edição da Unati no Campus. Recebê-los em nosso Campus é uma troca enriquecedora, onde ensinamos e também aprendemos com vocês. Sejam bem-vindos mais uma vez e lembrem-se que a casa é nossa”, disse Jane Fernandes.
Coordenadora do SCFV dos Idosos, Maria Madalena Moreira também manifestou sua alegria com a nova jornada dos assistidos. “Gostaria de agradecer aos idosos, por terem recebido nosso convite e ter aceito de coração, e ao IFF, que sempre oferece essas oficinas para nossos idosos, e também a toda a minha equipe da equipe de trabalho e aos jovens do instituto”, disse.
A prefeita Fátima Pacheco reforçou que a inclusão da pessoa idosa representa um passo de cidadania e de desenvolvimento, principalmente em um segmento que trabalhou tanto e ainda faz muito pelo município. “Quando firmamos essa parceria com o IFF, demos um passo maior ainda porque trouxemos vocês para um instituto federal. Hoje está provado que todos têm direito as coisas boas e grandes e vocês tem muito mais direito ainda, pois ajudaram a construir esse município quando ele nem era emancipado; quando não tínhamos em estrada asfaltada, e hoje merecem todo esse acolhimento. Parabenizo a Aline, que enxergou que esse instituto poderia ir além dos atendimentos dos cursos padrões e abriu as portas para fazermos parcerias, entre elas a que contempla assistidos do Caps, por meio do Projeto Borboletas são flores que aprenderam a voar”, frisou.
“Iniciar esse novo ciclo é mais um sonho que se torna realidade. É um momento muito gratificante e desde a primeira turma somos gratos ao IFF por essa parceria brilhante”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães.