Idosos recebem informações sobre cuidados com a saúde

Um auditório lotado e atento foi o que o médico geriatra Ricardo Mesquita encontrou na manhã desta quarta-feira (22) quando falou para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o Idoso, da secretaria municipal de Assistência Social. O encontro, na sede da Prefeitura de Quissamã, contou ainda com a participação da diretora de Programas Especiais Adília Carla, que falou sobre o Bolsa Família; e das enfermeiras Zeide Lobo, responsável pelo Programa de Hipertensão e Diabetes, e Sheila Batista, coordenadora do Programa Saúde do Idoso.
Durante a manhã, todos receberam informações técnicas sobre alimentação, depressão, hipertensão e diabetes – inclusive podendo aferir a pressão arterial e a glicose e, ainda, tirar dúvidas sobre o Bolso Família.
“Sempre conversamos com os idosos porque educação em saúde é imprescindível. É uma grande ferramenta que temos para uma saúde melhor. É importante mostrar para as pessoas que precisamos entender de doenças e de nossa saúde, principalmente na idade deles. Todos devem conhecer um pouco sobre o próprio corpo, as doenças e problemas de saúde que têm”, afirmou o geriatra.
Ricardo falou sobre envelhecimento saudável e da necessidade de cuidar da saúde como um todo. Porque saúde é mais do que ir ao médico, é prevenir para evitar doenças. Falou do valor da alimentação saudável para o bom funcionamento do organismo, sobre ter uma atividade física regular, que é importante para o fortalecimento muscular, e sobre o equilíbrio para evitar quedas. Frisou ainda o peso da inserção social, do quanto é importante participar do convívio familiar, de grupos sociais e religiosos, porque isso evita o isolamento, a solidão e, muitas vezes, quadros depressivos, ou mesmo ajuda a sair deles.
Segundo a coordenadora do SCFV do Idoso, Maria Madalena Moreira, esses encontros são realizados sempre que necessários e a participação dos idosos tem sido maciça. “Esse encontro de hoje foi uma forma de alerta sobre cuidados que podem permitir alguns anos a mais de vida. E quando temos todos aqui, é mais fácil e por isso sempre convidamos profissionais da Saúde e também das demais secretarias para repassar informações e trocar experiências”, completou.