Idosos e adolescentes concluem cursos e recebem diplomas no IFF

Com o final do ano letivo, chega a hora das formaturas e, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Quissamã, este ano uma teve sabor especial, que foi a dos adolescentes e idosos atendidos pela secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na manhã desta quarta-feira (13), eles receberam seus certificados de conclusão.
A diretora do IFF, Aline Estaneck, falou dos cursos oferecidos nos seis meses em que eles ficaram na instituição, sendo oficina de espanhol, introdução à informática, artes e inteligência emocional para os idosos e, para os adolescentes, redação oficial, informática e espanhol. E estes, ainda, auxiliaram na rotina administrativa da unidade, atuando na gestão de pessoas, recursos didáticos, registro acadêmico, apoio aos estudantes, coordenação de turno, recepção e patrimônio.
“Quero agradecer aos adolescentes pelo tempo que passaram conosco e nos ajudaram. Não pensem que só os recebemos para depositar conhecimento na cabeça de vocês. Porque é sempre uma troca no nosso dia a dia e recebemos muito com a convivência. Espero que o IFF tenha ajudado na formação e que o conhecimento adquirido seja útil. Aos idosos agradeço por terem adoçado a nossa convivência aqui no campus Quissamã e também pela paciência e generosidade em compartilhar suas experiências”, falou a diretora.
Aline também agradeceu aos servidores envolvidos, porque sem a adesão deles nada seria possível. “Se não tivessem a generosidade de partilhar o tempo e o amor com cada um dos participantes não seria possível levar o projeto adiante”.completou.
Aluno do IFF e ex-integrante do SCFV, Charles Nunes deu um depoimento. “Se hoje estou aqui é porque esse projeto me ajudou. Quando entrei fui direcionado ao hospital municipal, onde a equipe me recebeu muito bem e me ensinou todo o processo administrativo. Mas foram além e me perguntaram qual era meu sonho. E eu respondi que era vestir a camisa do IFF. A partir de então, eles também me deram suporte para me inscrever, pagar a inscrição e passar no processo seletivo. E hoje posso dizer que sou estudante dessa instituição e sou um menino com o sonho realizado”, ressaltou.
“Estou emocionada e feliz com o depoimento do Charles, que tem uma história de vida com a Assistência e agora está aqui construindo seu futuro. Agradeço o apoio da prefeita Fátima por entender a proposta de envolver os idosos e jovens neste projeto e pela sensibilidade com as questões sociais; e também ao IFF por ter aberto as portas de um trabalho, que deu frutos maravilhosos, que são os formandos de hoje”, frisou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
A prefeita Fátima Pacheco agradeceu a Aline por viabilizar a realização do projeto, aos professores e funcionários da instituição que, muito além de conteúdo, contagiaram com a alma e o coração a todos os participantes. “Por isso estamos aqui nessa manhã tão cheia de emoção. E é isso que tem de nos mover. Não é apenas o conteúdo específico ou o salário que a gente ganha no fim do mês, mas o que podemos fazer no dia a dia para transformar a nossa sociedade, que tem apresentado muitas pessoas entristecidas e adoecidas com a crise que o país vive hoje. E, dentro de um instituto federal que, há alguns seria um sonho quase inatingível em um município pequeno como o nosso e que está aberto a todos”, falou. E ainda deu a boa notícia de parceria, para o próximo ano, com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que ofertará estágio para alunos a partir do segundo ano do ensino médio.