A manhã desta quarta-feira (3) foi de imersão na história e na cultura local para os idosos do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Em uma visita especial ao Museu Casa Quissamã, eles conheceram o casarão histórico, que um dia recebeu a visita de Dom Pedro II, e se conectaram com a natureza e as memórias do local. Após o passeio, o grupo participou de um piquenique nos jardins do Museu.
A maioria dos participantes visitava o espaço pela primeira vez e se encantou com os detalhes do casarão e com o acervo. A visita guiada permitiu que os idosos viajassem no tempo, revivendo a época do Brasil Colônia.
“É a primeira vez que venho e estou encantado. É uma beleza”, disse Marcos Valério do Carmo, o Paraná do Fogão, de 65 anos.
Além do acervo histórico, a experiência também incluiu um momento de contato com a natureza no pátio do Museu. Os idosos se reuniram para dar um abraço simbólico no baobá centenário, árvore de grande imponência e beleza, e caminharam entre as palmeiras imperiais.
A coordenadora do PAI, Sônia Gomes, destacou a relevância de atividades como essa para a terceira idade. “O resgate da história e o contato com a natureza são fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos idosos. Momentos como esse mostram a importância da preservação da nossa memória e do nosso meio ambiente”, ressaltou.





