IDEIASUS/Fiocruz seleciona Quissamã pela 2ª vez para a experiência de Curadoria na área da saúde

As práticas de saúde desenvolvidas em Quissamã para a integração da assistência primária e secundária servirão de exemplos para outros municípios. Pela segunda vez, em dois anos, a Secretaria Municipal de Saúde foi selecionada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para expor sua experiência, agora sendo compartilhada na Comunidade de Práticas – CoP Saúde e Ambiente com ampla divulgação para vários órgãos, dentre eles o Conselho Nacional de Saúde.
– Em função da qualidade, o trabalho “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde” participa da segunda etapa do projeto de curadoria da Fiocruz e para isso contaremos com Kathleen Tereza da Cruz, professora da UFRJ. O foco dessa vez será a experiência da Estratégia Saúde da Família ao longo da sua história em Quissamã. Eu encabeço esse trabalho, mas ele é desenvolvido por vários membros da equipe com envolvimento, especial, da Saúde da Família, do Centro Especializado de Saúde, da Saúde Mental, do hospital, dos programas de saúde e da vigilância em saúde – disse a coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Quissamã, Delba Machado.
Em 2019, o trabalho “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde” foi premiado com o 1º lugar na Mostra Brasil Aqui tem SUS no V Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro. Na ocasião, 119 trabalhos foram inscritos sendo cinco do município de Quissamã.
– Como resultado dessa premiação, Quissamã teve um capítulo no livro Ideias SUS: Saberes e Práticas nas temáticas do SUS e um video apresentando a experiência municipal. Na medida que articulamos a rede de serviços, viabilizamos uma melhor resolutividade e cuidado para o paciente. É muito importante compartilhar experiências e divulgar os resultados obtidos considerando que os meios de comunicação não apresentam o SUS que dá certo – concluiu a coordenadora de Planejamento.