ID Jovem é apresentado à juventude quissamaense

Com o auditório lotado e o público muito animado, aconteceu nesta terça-feira (5) a apresentação e assinatura de termo de compromisso do ID Jovem, parceria do município com o Governo Federal. O evento aconteceu na parte da manhã e contou com a participação da prefeita Fátima Pacheco, do coordenador especial de Esporte e Juventude, além da consultora da secretaria nacional de Juventude, Thaís Nascimento.
O primeiro contato com os jovens foi feito pela atriz quissamaense Carol Moura, que de forma lúdica informou o que é e como funciona o ID Jovem. Na sequência foi montada a mesa, quando as autoridades presentes se manifestaram sobre o assunto e, ainda, houve a apresentação da Identidade Jovem por Thais, que listou os benefícios que os usuários da ID Jovem podem usufruir e quem tem direito aos mesmos.
O termo de compromisso foi assinado por Fátima, Thaís, Cássio e também pela secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e pelo presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wagner Nunes. Estavam presentes ainda, ao evento, os vereadores José Borba e Luiz de Acil, o secretário de Governo, Márcio Pessanha; o coordenador de Transporte, Fábio Costa; o de Defesa Civil, Marcos Alves.
“Hoje representamos uma grande parcela da população de Quissamã e por isso temos de nos apossar de nossos direitos. São possibilidades se abrindo, então vamos aproveitar mais essa oportunidade de participar de eventos culturais e de esporte e também de viajar e conhecer novos lugares com a Identidade Jovem”, falou Cássio Reis.
Em sua apresentação Thais falou da necessidade de se aproveitar as oportunidades oferecidas. “Estarmos aqui hoje é mais que um evento. É um marco na história. Porque o Estatuto da Juventude tramitou durante 10 anos no Congresso Nacional e foi pautado e elaborado por jovens. É uma política de jovens, escrita por jovens, para jovens. E essa celebração nossa aqui hoje é reflexo de uma luta da juventude”.
“É ótimo começar o dia com essa energia extraordinária de vocês. Estamos aqui hoje para inserir Quissamã neste programa muito bacana, lançado recentemente, que garante acesso a lazer e viagens. Vocês, jovens, são a grande força motriz da nossa cidade e precisam ocupar esse lugar, que é de vocês. Então, é preciso que vocês estudem, porque lá na frente tem muito futuro bacana para acontecer, e que não tem um caminho atravessado que não seja pela escola, pelo estudo e pela família. Porque vocês são do tamanho dos seus sonhos, não permitam que digam o contrário”, afirmou Fátima.
Na parte da tarde Thaís deu uma palestra de orientação aos profissionais e servidores da secretaria de Assistência Social, da coordenação de Esporte e Juventude e também da equipe do Conselho Municipal da Juventude.
O ID Jovem garante dois benefícios aos jovens com idade entre 15 e 29 anos, como a meia-entrada em shows, eventos e espaços culturais, além de viagem gratuitas em linhas interestadual. É destinado aos jovens de família com renda mensal até dois salários-mínimos que está inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.
Para facilitar essa comprovação, quem é beneficiário pode emitir o cartão ID Jovem pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo para smartphones (APP) do Programa. Para ter acesso aos eventos esportivos e culturais ou gratuidade/desconto nos meios de transportes interestaduais, o jovem tem que apresentar o seu cartão ID Jovem tanto no ato da compra do ingresso ou bilhete, quanto na entrada do evento ou no embarque. O ID Jovem deve estar dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade, por exemplo).