ICMBio e Defesa Civil são parceiros na defesa do meio ambiente

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da administração do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba (Parna), cedeu, temporariamente, à Defesa Civil Municipal, uma caminhonete Agrale Marruá para ações integradas dentro e fora da reserva. O veículo, que custa no mercado até R$ 190 mil, foi entregue no final da tarde desta segunda-feira (29), no pátio da Prefeitura, pelo chefe do Parque, Marcelo Pessanha, à prefeita Fátima Pacheco, ao vice Marcelo Batista, e ao coordenador do órgão, Marcos Alves.
A caminhonete vai ser utilizada nas operações de apoio do Parque de Restinga, nas campanhas educativas junto à rede escolar e no atendimento à população, em caso de necessidade.
De acordo com Alves, o ICMBio é um grande parceiro do município e participa de ações conjuntas para proteção do ecossistema. “Temos realizado diversas parcerias com o ICMBio, para preservação dos nossos recursos hídricos. A cessão desse veículo vai permitir que o nosso trabalho avance cada vez mais, principalmente na questão ambiental”, disse.
O parque – A unidade de conservação federal está localizada entre Quissamã, Macaé e Carapebus.
Possui 44 km de praias, sendo que neste trecho existem 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. O Parna é um abrigo para diversas espécies de fauna e flora de restinga que em outros locais do país estão em risco de extinção. Já foram inclusive encontradas novas espécies na área da Unidade. A área foi habitada pelos índios goytacazes e resguarda também a porção bem conservada do Canal Campos – Macaé, que levou quase 30 anos para ser construído por mão-de-obra escrava, com 104 km de extensão.