Hospital Municipal tem ação no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Nesta terça-feira (5), é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em Quissamã, a data foi marcada por uma dinâmica envolvendo profissionais da Saúde. A atividade aconteceu no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMJ), com representantes de diversos setores, entre eles da assistência, enfermeiros, técnicos de enfermagem, serviços gerais, médicos, fisioterapeutas, funcionários administrativos e da manutenção.
A ação consistiu em avaliar a qualidade da higienização das mãos, ensinando aos participantes a maneira correta do procedimento, conforme orientações do Ministério da Saúde. “Depois de lavar as mãos, avaliamos a qualidade da higienização na caixa da verdade e eles ficaram impactados com o resultado”, explicou a enfermeira Niara Ferreira Ribeiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Na oportunidade, ela destacou que a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções, e consiste em uma das medidas essenciais para prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
“A pandemia do Covid-19 intensificou a discussão do tema, já que higienizar as mãos frequentemente é determinante para prevenir o contágio. A higienização das mãos deve ser realizada com água e sabonete líquido ou preparação alcoólica 70%. Uma prática simples que pode salvar vidas”, ressaltou Niara.