• Sem categoria

Hospital Municipal realiza testagem de hepatites virais para celebrar o mês de conscientização

O Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, aproveitando o Julho Amarelo, mês de conscientização das Hepatites Virais, realizou nesta quarta-feira (27), para todos os colaboradores da unidade, testagem rápida para diagnóstico de hepatites virais (B e C). A ação contou com uma equipe completa de profissionais qualificados e capacitados para a realização do teste.
A adoção da cor amarela está ligada a um dos sintomas característicos da doença (pele e os olhos amarelados). Além disso, julho foi escolhido porque no dia 28 celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a pedido do Brasil. Daiana Chagas, coordenadora geral da enfermagem, conduziu as testagens.
Para Daiana, a importância da testagem é a detecção precoce das doenças, caracterizadas como inflamações no fígado que podem ser causadas por vírus, bactérias ou pelo consumo excessivo de produtos tóxicos, como álcool ou medicamentos. Por isso, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento dessa doença.
Charlene da Cruz Vicente, supervisora do HMMMJ, está em dia com a vacina da hepatite, mas foi a primeira a ser testada. Charlene falou sobre esse tipo de ação no local de trabalho. “Muitas vezes trabalhamos em plantões de 24h e saímos cansadas. A testagem vir até a gente, facilita bastante a nossa vida”, declarou.
Nesta quinta-feira (28), a secretaria de Saúde, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, realizará uma mobilização no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, a partir das 9h. Todas as Unidades de Saúde da Família – USF realizarão testagens rápidas dentro do horário normal de funcionamento.