Hospital Municipal inicia comemoração pelos 15 anos de funcionamento

Em uma manhã de oração e agradecimentos, foi aberta nesta terça-feira (24) a programação comemorativa pelos 15 anos do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), com a participação da prefeita Fátima Pacheco; do vice-prefeito Marcelo Batista; da secretária de Saúde, Simone Flores; diretora administrativa da unidade, Gilda de Queirós Tavares, autoridades, funcionários e representantes da sociedade civil. A abertura foi feita com um canto de um louvor, seguido pelo culto ecumênico, dirigido pelo diácono Francisquinho, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro; e pelo pastor Vinícius Amaral, da Primeira Igreja Batista.
Foram entregues placas de homenagens póstumas, dedicadas ao ex-prefeito Octávio Carneiro, recebida pela viúva, Dona Hermínia; ao médico Marconi Cabo Terra, entregue aos filhos Marconi, Renan e Bernard Cabo; e à primeira diretora Maria de Jesus Barbosa dos Santos, mais conhecida como Zuze, recebida por sua irmã Verônica e sua tia, a Irmã Graça Barbosa. Também foram homenageados funcionários de diversos setores da atual equipe do hospital, que receberam certificados. Foi apresentado, ainda, um vídeo com depoimentos de ex-pacientes que receberam atendimento no local.
A prefeita Fátima Pacheco agradeceu aos funcionários que fazem o hospital funcionar, citando alguns deles e registrou a presença de Dona Hermínia, viúva do ex-prefeito Octávio Carneiro, que em seu governo construiu o hospital e virou uma página na saúde do município; dos filhos do médico Marconi; e de familiares de Zuze. “Todos eles deixaram marcas com o trabalho que desenvolveram aqui. E graças ao trabalho dos que estão aqui agora, temos um hospital referência, que foi reequipado, recebeu, por exemplo o Raio-X digital, ambulâncias, mas isso não é o mais importante; e sim, termos como diferencial os profissionais que atuam aqui, que colocam o coração no que fazem”, afirmou.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós e podemos fazer uma reflexão sobre o que andamos vendo nas reportagens do dia a dia, o que vem acontecendo com a saúde, a nível municipal, estadual e federal. E devemos analisar, como população, sobre o privilégio que temos de contar com um hospital como esse. É hora de comemorar, mas também de agradecer pelo que temos, já que por todo o país observamos o que acontece com aqueles que precisam de atendimento, peregrinando de hospital em hospital”, frisou Marcelo.
A secretária Simone Flores falou da felicidade em comemorar a data. “Estou extremamente emocionada, porque me recordo de cada pedacinho, da planta do hospital. Este hospital, que nasceu do sonho de Marconi, que contagiou o prefeito Octávio e uma porção de gente. É o exemplo de SUS que o país precisa e é assim por causa do trabalho de cada um de nós. É vital para a nossa região, como a nossa maternidade regional Dr. Marconi Terra Cabo. Agradeço a prefeita Fátima por tudo que conseguimos impulsionar, na Saúde, em sua gestão. E é com esse espírito de doação e compromisso de cada profissional que a gente faz a saúde avançar e ir além”, completou.
“Só tenho a agradecer por fazer parte da história da Saúde no município. Tenho orgulho de dizer que Quissamã não compartilha da realidade da grande maioria dos municípios brasileiros, no que diz respeito à saúde. Agradeço à enfermagem do hospital, com quem aprendi muito. Aprendi a ser técnico, a ser médico e a ser humano”, destacou o médico e diretor clínico do HMMMJ, Ilton Castro.
O vereador José Borba, que representou o Legislativo, parabenizou o povo quissamaense por contar com um hospital de alto nível e com profissionais que se dedicam à saúde de todos.
No momento de descerramento da placa da maternidade, que leva o nome do Dr. Marconi, o coordenador da mesma, o médico Carlos Anomal, falou que mesmo não tendo conhecido o homenageado, todas as referências, sejam de funcionários ou de pacientes, são sempre positivas. A placa da Maternidade Regional Dr. Marconi Terra Cabo foi inaugurada pela prefeita Fátima, pelo vice Marcelo, Simone, Gilda e pelos três filhos do saudoso médico.
Ainda na programação do aniversário, aconteceu na tarde desta terça (24) uma cantata para os pacientes internados. Nesta quarta-feira (25), das 9h às 13h30, acontecerá treinamento com Grupo de Resgate Voluntário (GRV), de Campos dos Goytacazes e, das 14h às 17h, treinamento de brigada de incêndio com a Defesa Civil Municipal. Na quinta (26) e sexta-feira (27), das 8h às 12h, e das 13h às 17h, será a vez do Curso de Acolhimento, com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco.