Hospital Municipal comemora 15 anos de atividades

O Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus está completando 15 anos de atividades, com relevantes serviços prestados à população quissamaense. A unidade, que conta com três salas cirúrgicas e 82 leitos registrados no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), tem 454 profissionais, distribuídos entre os mais variados setores. A programação de aniversário será aberta no próximo dia 24, com um culto ecumênico, a partir das 9h.
A primeira diretoria do hospital, aberto em 24 de setembro de 2004, foi formada pela fisioterapeuta Maria de Jesus Barboza Santos, na direção-geral; a enfermeira Ana Lúcia Rocha Conforte, na direção administrativa; e o médico cardiologista Washington Luiz Teixeira Dutra, na direção clínica.
Para o seu funcionamento, conta com 230 funcionários no administrativo e setores como imobilização, radiologia, laboratório, transporte, manutenção, cozinha e nutrição, higienização e limpeza, farmácia e fisioterapia. Na enfermagem, entre técnicos e enfermeiras, são 159. O corpo médico conta com 65 profissionais, que, na realidade, ocupam 75 postos, por fazerem mais de um plantão por semana. No total, são 454 pessoas atuando para o bom atendimento aos que necessitam de cuidados.
O prédio do hospital conta com três salas cirúrgicas, onde são realizadas as seguintes cirurgias: geral, ginecológica, mastológica, dermatológica, urológica, vascular, ortopédica e odonto/bucomaxilo. São 82 leitos registrados no CNES, assim distribuídos: oito na Clínica Cirúrgica (cirurgia geral); 28 na Clínica Geral (clínica médica e repouso); quatro na Saúde Mental (internação); dois como Unidade de Isolamento (precaução); seis na UTI Adulto Tipo II; 10 na Obstetrícia Cirúrgica; quatro na Obstetrícia Clínica; 17 na Pediatria (clínica pediátrica, repouso e isolamento); um na Pneumologia Sanitária; um na Psiquiatria (observação); e um na Reabilitação.
“Propiciamos qualidade e condições que engrandecem a nossa unidade. Ao olharmos para trás, sentimos muito orgulho da trajetória desta instituição, que sempre esteve pautada em valores que visam proporcionar a melhor assistência possível aos nossos pacientes. Este sonho tem um nome, tem uma história, tem uma alma mas tem muitas caras! Este sonho é o Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Como é próprio da celebração de um aniversário, estão todos de parabéns por fazerem parte desta história. E o que é a história, senão a construção ordenada da memória e substanciação das lutas. A memória é lição, referência e porto de reflexão!”, falou a diretora administrativa Gilda de Queirós Tavares.
A programação dos 15 anos será iniciada no dia 24, com um culto ecumênico, a partir das 9h, que será seguido por depoimentos de pacientes, homenagens e entrega de placa comemorativa na Maternidade. No mesmo dia, a partir das 15h, acontecerá uma cantata para os pacientes internados. No dia 25, das 9h às 13h30, acontecerá treinamento com Grupo de Resgate Voluntário (GRV), de Campos dos Goytacazes e, das 14h às 17h, treinamento de Brigada de Incêndio com a Defesa Civil Municipal. Nos dias 26 e 27, das 8h às 12h e das 13h às 17h, será a vez do Curso de Acolhimento, com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco.