Hospital já conta com teste rápido para Dengue, Chikungunya e Zika

A secretaria de Saúde de Quissamã está oferecendo o teste rápido aos pacientes que procuram as unidades da rede municipal com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O município recebeu do Estado 1.300 unidades de testes diagnósticos, sendo 900 para Zika Vírus, 200 para Chikungunya e 200 para Dengue, todos direcionados ao laboratório do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, onde são realizados, por indicação médica, em caso de suspeita de uma das doenças.
O teste necessita de apenas uma gota do sangue do paciente e, após reagir com a substância indicadora, apresenta o resultado positivo ou negativo em cerca de 15 minutos. “A equipe do laboratório está capacitada a realizar o exame e após o resultado, se positivo, o paciente recebe toda a orientação necessária para o tratamento específico e será gerada uma notificação que é encaminhada à Vigilância Epidemiológica do município, para o controle total do número de casos de cada doença”, informou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Débora Paes.
Débora falou ainda da necessidade de toda a população estar atenta ao seu quintal e áreas abertas para que nenhuma vasilha sirva para o acúmulo de água, ambiente propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das três doenças e que põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.