Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Horto Municipal promove pesquisas de novas tecnologias e auxílio aos pequenos produtores

Em Quissamã, o Horto Municipal Hermes de Souza desempenha a importante função de ser local de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, e orientação aos produtores locais com a disseminação de técnicas que promovam maior rentabilidade, além da produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, frutíferas, ornamentais, restinga e hortaliças.

Com uma área de 16,8 hectares, o Horto Municipal é administrado pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. O vice-prefeito, Marcelo Batista, destaca que o Horto tem um grande potencial no desenvolvimento de tecnologias que possam ser transmitidas aos produtores locais, principalmente da agricultura familiar.

“Firmamos parcerias com órgãos como a Embrapa e a Pesagro, garantido a capacitação técnica e a realização de estudos de campo para a obtenção de espécies adaptadas ao clima e solo da região, com melhores resultados aos produtores”, enfatiza Marcelo Batista.

A produção de mudas de hortaliças está entre os diversos serviços oferecidos pelo Horto. Em 2023 foram produzidas 620 mil mudas, com destinação à agricultura familiar, produtores do PNAE para fornecimento à merenda escolar, e moradores do município interessados em cultivar uma horta residencial.

“Os técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca utilizam uma estufa para o plantio e produção para que os agricultores possam receber as mudas já com um estágio de crescimento avançado, após 30 dias”, ressalta a administradora do Horto, Ana Volponi.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, frisa que o fortalecimento da agricultura em Quissamã conta com uma série de ações com bom desempenho no cultivo de diversos produtos. São frutas, legumes, verduras, raízes, hortaliças, grãos; entre outras variedades produzidas no município.

A retirada pode ser feita de forma gratuita, às segundas e terças-feiras no local. As mais procuradas são alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, tomate e beterraba. O horto funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h, e das 13 às 16h; e às sextas-feiras, das 7h às 11h.

Espécies frutíferas e de Mata Atlântica

Também em 2023 foram repassadas à população 770 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e frutíferas, para utilização nas áreas de reflorestamento do município, e destinação às escolas, e a comunidade de uma forma geral.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.