Horto Municipal aberto para visitação

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João Carlos Pinto (João de Nilo), visitaram na manhã desta terça-feira (28), o Horto Municipal, localizado no Canto de Santo Antônio, em uma área de 13 hectares. Eles foram ver os projetos em andamento, desenvolvidos no local, como de produção de mudas frutíferas, ornamentais e de hortaliças, hoje estimada em cerca de 16 mil.
O horto, criado em 1991 produz também espécies para reflorestamento, como sibipiruna, acácia, castanha do Maranhão, miritiba, amendoeira, saboneteira e gricosme chinês, além de variedades de restinga, como teto vermelho, luizinha, araponga, miricume, arco de pipa e abaneiro.
As mudas de árvores são doadas para plantio em áreas públicas (praças e postos de saúde). Já as ornamentais e frutíferas, como carambola, abiu roxo, graviola, jaca, acerola e jenipapo, entre outras são comercializadas, e os particulares pagam de R$ 0,20 até R$ 2,00. A arrecadação é destinada à manutenção de pequenos animais, como preás, gansos, coelhos, entre outros. As hortaliças, como alface, couve, cenoura, cebola e pimentão vão para a rede municipal de ensino, para reforço da merenda escolar.
O cultivador Alcir Manhães de Assis disse que mesmo com a escassez de chuvas, o plantio não está comprometido. “As mudas precisam de , e sempre que posso converso com as espécies todo o dia. Toda a carinhoplanta necessita de água, adubação e trato para florescer e se tornar viçosa”, pontuou.
A diretora do Horto, Manoela Ferreira Chagas, destacou que a visitação pode ser feita durante toda a semana. “Abrimos de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, e na sexta das 7h às 11h. Os interessados em conseguir as mudas não precisam se cadastrar”, explicou.
A prefeita Fátima destacou que o horto é importante para desenvolver a atividade agrícola e a piscicultura no município. “Ele, além de reforçar a merenda nas escolas ajuda na estruturação da agricultura. É um posto de visita para turistas e gerador de trabalho e renda”, declarou.
Qualidade — Proprietária de uma chácara em Morrinhos, Aparecida Nicola está utilizando toda a sua área para o plantio de mudas frutíferas. Ela visitou o horto pela manhã e adquiriu várias espécies. “Procuro comprar aqui, porque as mudas são de qualidade, com certeza de êxito na produção”, ressaltou.