Horta escolar produz alimentos para a merenda

O projeto “Hortas nas Escolas”, uma parceria das secretarias de Educação e de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, está sendo desenvolvido há cerca de três meses na Escola Municipal Ignácio Hugo, na Penha. A ideia é permitir aos alunos contato com a produção de alimentos servidos na merenda da rede e mostrar que é possível cultivar hortaliças e leguminosas sem defensivos agrícolas. A ação, realizada em várias etapas, se iniciou com a visita dos alunos ao Horto Municipal, para conhecer a produção de mudas e sementes.
Na horta da Ignácio Hugo estão sendo cultivadas alface, couve, tempero verde, pimentão, beterraba e cenoura, entre outras. “O trabalho é feito pelo cuidador e os alunos participantes do projeto”, explicou o técnico em agropecuária, José Daniel Chagas.
De acordo com a direção da Ignácio Hugo, o projeto abre possibilidades para a aprendizagem e os matriculados podem atuar como multiplicadores da ideia, produzindo alimentos frescos e saudáveis em suas hortas.
O subsecretário municipal de Educação, Ailson Belarmindo, afirmou que o projeto também é uma demonstração da parceria da secretaria de Educação com a Câmara Municipal.
— O projeto foi uma indicação feita pelo vereador Leo da Sis, que acolhemos e implementamos. Quem saiu ganhando foram os alunos e as unidades escolares, pois a partir das hortas, os alunos passam a consumir os produtos plantados sem defensivos agrícolas, possibilitando que essa ação ultrapasse os muros escolares e que depois comece a ser desenvolvida em sua própria casa — disse, adiantando que a intenção é que o projeto se estenda a todas as escolas da rede.