• Secretaria de Saúde

Horta domiciliar atende famílias de Santa Luzia como instrumento para promoção da saúde em Quissamã

Com a proposta de estimular melhores práticas saudáveis, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Saúde, oportuniza às famílias a cultivarem o próprio alimento. A horta domiciliar funciona há quase quatro meses e tem grande importância por ser uma atividade acessível, capaz de trazer benefícios diretos e indiretos à saúde. O trabalho é feito em conjunto pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

Segundo a coordenadora Estratégia de Saúde da Família (ESF), Daiana Chagas, o projeto atende atualmente cerca de 10 famílias de Santa Luzia, com objetivo de ampliação para outros bairros.

“A proposta é promover uma alimentação e uma vida mais saudável. Começamos o projeto através da PSF de Machadinha e em breve estaremos levando para outras unidades de saúde. Trazemos as mudas através do Horto Municipal, que nosso agente de saúde Marciano distribui para as famílias. O próximo PSF será Santa Catarina, que estamos com proposta de 12 famílias para iniciar”, disse Daiana.

A prática da horta funciona como um instrumento de promoção de saúde, além de também ser indicada para pessoas saudáveis de todas as idades, atuando de forma preventiva ao estresse e sedentarismo, por exemplo. José Ribeiro, 57 anos, é um dos moradores de Santa Luzia que recebeu a horta. Seu “Zézinho” tem um espaço de 20m² para plantação de alface, tomate, couve, pimentão, entre outros.

“Minha horta aqui é pra consumo próprio. E todo processo sou eu que faço, coloco a palha por baixo da terra, adubo, a terra por cima. Também fiz essa tapagem para proteger um pouco as mudas do sol. Comecei faz pouco tempo, mas já está bem desenvolvido. Eu gosto muito, é como uma terapia pra mim poder cuidar dessas plantas”, comentou José Ribeiro.