Homenagem marca abertura do 20º Campeonato Municipal de Futsal

A partir da próxima quarta-feira (3), a bola vai rolar no 20º Campeonato Municipal de Futsal. A competição vai reunir 36 equipes, em quatro categorias (Sub-14, Sub-17, Adulto e Veterano), envolvendo mais de 400 atletas. A cerimônia de abertura foi realizada na noite de quinta-feira (27), no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, com apresentação das equipes, números de dança, amistoso entre Piteiras e Carmo, além de homenagem a Helison José dos Reis, 84 anos, conhecido como “Seu Perácio”, que recebeu o troféu Amigo do Esporte.
A prefeita Fátima Pacheco destacou a relação do esporte com a qualidade de vida. “É inclusivo, eleva a autoestima, trabalha a disciplina, melhora a saúde e tem um destacado papel social”, pontuou. Ela também destacou o crescimento do número de crianças e jovens inscritos nas escolinhas. “Esse número triplicou, em relação ao final de 2016, nas 16 modalidades oferecidas. Quero parabenizar a equipe da Coordenadoria de Esporte e Juventude pelo trabalho realizado e desejar que o Campeonato de Futsal seja um grande sucesso”, completou.
Fátima compôs a mesa da cerimônia, ao lado da coordenadora de Esporte e Juventude, Isis das Chagas, dos vereadores Leone Cordeiro, Xande Moreno e Cássio Reis e de Perácio, o grande homenageado da noite. Apaixonado por futebol e torcedor do Flamengo, Perácio defendeu as cores do Quissamã durante alguns anos e depois foi em dos fundadores e dirigente do São Miguel Futebol Clube. Bastante emocionado, declarou seu amor pelo esporte. “Enquanto tiver forças para andar, acompanharei as competições”, frisou.
A coordenadora Isís das Chagas também citou a paixão de Perácio pelo futebol e futsal. “Ele sempre foi presença marcante nos jogos de Quissamã e aqui, no ginásio, acompanha até treinos das escolinhas. É uma homenagem mais que justa”, completou, agradecendo, ainda, o empenho dos funcionários da área para a realização do campeonato, além de parceiros como a Defesa Civil e Guarda Municipal.
Matheus Assis Pessanha, da equipe de Piteiras, campeã de 2017, fez o juramento dos atletas e Francisco José Barreto de Souza, dos árbitros. Serão seis times na Sub-14 (Juventude, Show de Bola, Master Club, Santa Catarina, Carmo e Real Madruga); seis na Sub-17 (Manchester City, Chelsea, Atlético Barra, Show de Bola, Manchester United e PSG); 16 na Adulta (Piteiras, CSA Jr., Ô Mamãe, Amigos F.C., Carmo, União F.C., Segura F.C., Fé Ferros, Santa Catarina, Cartola F.C., Show de Bola, Morro Alto, OMDC, Atlético Barra, Dragões e Triplo-X) e oito na categoria Veteranos (Dragões, Carmo, Pelada dos Amigos, Atlético Barra, Santa Catarina, Dragões Indomáveis, Caxias Master e Machadinha).
No final da cerimônia, destaque para a apresentação do grupo Blacks Dance e das alunas da ginástica popular, orientadas pela professora Taís Pessanha. No amistoso que reeditou a decisão do ano passado, Piteiras, atual campeão, venceu o Carmo por 4 a 3.