Hemocentro fará coleta de sangue e cadastro de novos doadores nesta quinta

Com a chegada do fim do ano, cresce a demanda por sangue na região. Nesta quinta-feira (29), a unidade móvel do Hemocentro de Campos dos Goytacazes estará na cidade para coletar até 70 bolsas, em uma parceria com a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde. O ônibus ficará no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro, no Centro, das 9h às 16h.
Por meio da campanha Doar sim, isto é amor, a equipe do Hemocentro receberá os voluntários já cadastrados e liberados para doação. No mesmo dia será dada continuidade ao cadastramento para o Programa Municipal de Doação de Sangue, já que a doação é um ato voluntário que salva vidas. Os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF.
A unidade móvel voltará a Quissamã no dia 18 de dezembro, fechando um ciclo de cinco dias de coleta em 2018, já que também estiveram em 18 de janeiro, 28 de junho e 17 de julho.
Vale lembrar que o doador deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas quatro horas que antecedem a doação; e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Pessoas acima de 60 anos só podem ser voluntárias se já tiverem doado sangue alguma vez, antes dessa idade.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; usuários de drogas; grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.