Hasteamento de Bandeiras e desfile marcam programação do 7 de Setembro

O Dia da Independência foi comemorado nesta sexta-feira (7), em Quissamã, com solenidade de Hasteamento de Bandeiras, nos jardins da Prefeitura, e desfile cívico-militar, na avenida Barão de Vila Franca, reunindo diversas instituições, com o tema “Brava Gente Brasileira. Os eventos contaram com a presença da prefeita Fátima Pacheco, do vice Marcelo Batista; do presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha; dos vereadores Calico Leite, Leone Cordeiro, Luiz de Acil, Xande Moreno e Cássio Reis, secretários, coordenadores e servidores.
Nos jardins da sede do Executivo, a prefeita Fátima Pacheco hasteou a Bandeira de Quissamã; o comandante da Guarda Civil Municipal, Arilson Barros, a do Estado; e o Tenente Stutz, do Comando da Força Aeronaval, de São Pedro da Aldeia, a Bandeira do Brasil. A centenária Banda Musical União Quissamaense executou o Hino Nacional.
O desfile foi aberto pelos militares da Marinha do Brasil. Logo depois veio o Pelotão das Bandeiras, seguido pela Corporação Musical Professora Helena Silva Barcelos Coutinho, banda do Colégio Estadual Visconde de Quissamã. Na sequência, entrou na avenida Barão de Vila Franca, a Escola Municipal Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina), a Banda Marcial da Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula (Alto Alegre) e os alunos do Instituto Federal Fluminense.
A atividade teve prosseguimento com a Banda da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado); a Banda Marcial Guilherme Maia de Freitas, da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, que conduziu estudantes do Centro Educacional Nova Escola (Cene). Depois foi a vez da Corporação Musical Maria da Conceição Barcellos, da Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto); e a Corporação Musical Beatriz Silva, do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro.
Última unidade escolar a se apresentar, o Ciep Municipalizado Dr. Amilcar Pereira da Silva (Caxias) trouxe a Banda Magnólia Ribeiro Barreto e fez uma emocionante homenagem ao vereador Leonardo da Silva Serra, que faleceu no final de julho. A Guarda Civil Municipal fechou a programação do desfile, na área central de Quissamã.