Guarda-vidas recebem certificado de capacitação

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou nesta terça-feira (31) da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Guarda-vidas Civil para 25 formandos, em Barra do Furado. O Coordenador de Segurança Pública, Janderson Barreto, também participou da cerimônia.
O curso, que durou cerca de 40 dias, contou com aulas teóricas e práticas e foi ministrado pelos instrutores Joedson Galson Souza, que trabalha na área há mais de 11 anos, atuando nos municípios de Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu, onde treinou a equipe responsável pelo monitoramento da cachoeira da Amorosa, e pelo professor de Educação Física e de Surfe, Braulio Poses.
A prefeita Fátima Pacheco ressaltou a importância do trabalho dos guarda-vidas nos balneários do município, que desde o início do mês garantiram o salvamento de mais de 45 banhistas. “Nossas praias estão lotadas e sob os cuidados dessa equipe vidas foram salvas. Temos que valorizar esse trabalho. Em nosso governo vamos priorizar a melhoraria da qualidade de vida das pessoas”, destacou.
Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas de guarda-vidas, tipos de reboque, natação utilitária, primeiros socorros voltados para afogamento, entrada e saída de mar bravo, tipos de praias, correntezas e valas e prevenção ao afogamento. E ainda passaram por provas teóricas e práticas para garantir o certificado.
O Coordenador de Segurança Pública, Janderson Barreto, parabenizou o trabalho da equipe. “Estou orgulhoso por comandar este grupo que já contabiliza resgates de sucesso e está conseguindo atingir seu objetivo, que é salvar vidas”, concluiu.
Segundo o instrutor Joedson Souza, foi a primeira vez que os guarda-vidas de Quissamã participaram de um curso tão completo. “Tivemos a oportunidade de treinar veteranos e novatos e nossa equipe está pronta para atuar nas praias do município. A população pode ficar tranquila, pois nossos guarda-vidas estão preparados para garantir a segurança dos banhistas”, pontuou. Ele contou ainda que por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros, o grupamento de Quissamã vai receber nos próximos dias, nadadeiras, flutuador tipo “life belt” e pranchão para auxiliar nos salvamentos.