Guarda Municipal prepara efetivo para grandes eventos

Parte do efetivo da Guarda Municipal de Quissamã participou, na manhã de segunda-feira (13), no auditório da sede do Executivo, de uma palestra ministrada pelo presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Macaé, Rawlisson Rolim, focada na orientação da atuação dos profissionais que atuam na rua e em grandes eventos.
Na palestra, Rawlisson falou da legalidade de algumas práticas da Guarda, como abordagem, revista pessoal e busca e apreensão, entre outras, mostrando o que a lei permite e o que pode ser feito. Ressaltou ainda o poder de polícia que o guarda municipal tem para garantir a tranquilidade pública, proteger a propriedade e os direitos individuais e coletivos.
Segundo o coordenador Especial de Segurança Pública, Janderson Barreto Chagas, essa palestra visa a preparação da Guarda Municipal para grandes eventos, como o Carnaval, para que saibam como atuar e que situações de risco podem acontecer. “Temos de melhorar a qualificação e, por isso, trouxemos ainda o mestre Joelson Galson, que fez uma demonstração de técnicas de abordagem, condução e desarme de arma de fogo. Essa é uma forma de melhorar a atuação da Guarda e, com isso, aumentar a segurança de nossa população”, completou.
“O que queremos aqui hoje é orientação e esclarecimento sobre como deve ser a nossa atuação na rua e como receber os turistas, principalmente em situações com grande número de pessoas nas ruas”, esclareceu o diretor da Guarda Municipal, Arilson Barros.
Ao fim do encontro, os presentes assistiram uma demonstração feita pelo mestre de Taekwondo Joelson Galson, com o apoio da professora Anderssa Lourenço, e participação de alguns componentes da Guarda. “É extremamente necessário que os guardas municipais tenham esse conhecimento, pois são eles que estão à frente e são os primeiros a atuar em momento de crise. E uma Guarda Municipal preparada consegue atuar sem excessos”, afirmou Joelson.