Guarda Municipal de Quissamã utiliza tecnologia de drone
para patrulhamento do município

A tecnologia em prol da segurança pública. Com essa parceria, a Prefeitura de Quissamã tem investido na modernização dos equipamentos e na qualificação profissional da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito. Há pouco mais de um mês, os órgãos ganharam um reforço para ações na cidade: um drone para auxiliar as equipes em diversas situações de patrulhamento.

“Investir em tecnologia, é investir em uma segurança mais reforçada e qualificada para a população. Além de assegurar qualificação para os profissionais do setor. Assim, temos uma cidade cada vez mais segura”, disse a prefeita Fátima Pacheco.

O equipamento será utilizado para acompanhamento do trânsito, patrulhamento em eventos de grande porte, fiscalização ambiental, atuação em situações de resgate, salvamento, ocorrências nas quais os agentes necessitem de maior cuidado com a preservação da integridade física, e trabalho em conjunto com as Polícias Civil e Militar.

E a primeira grande ação aconteceu no último final de semana. Em apoio ao Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal utilizou o drone para ajudar na localização do corpo de uma das vítimas da enchente que atingiu Carapebus. O sobrevôo foi realizado em uma área que permanecia alagada, onde as buscas foram feitas com barcos e mergulhadores.

“O objetivo é ofertar constante treinamento e equipamentos para que os agentes possam desempenhar suas funções, preservando a sua segurança, e oferecendo à população o serviço dentro das normas, com celeridade e redução da margem de erro, no patrulhamento ou nos mais diversos tipos de ocorrência, também com o auxílio de novas tecnologias como o drone ”, avaliou o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito Paulo Vitor Arquejada, completando que cinco agentes já realizaram o curso para pilotar o drone.