Grupos temáticos marcam segundo dia da Conferência Municipal de Saúde

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Quissamã, que este ano abordou o tema “Saúde e Democracia”, foi encerrada com sucesso no final da tarde de sexta-feira (12), no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). No evento foram eleitos os delegados para a etapa estadual e discutidas propostas, em grupos temáticos, para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação do segundo e último dia do evento foi marcada pela aprovação do Regimento Interno, seguida pelas atividades dos grupos temáticos, que foram divididos em 4 eixos contendo sub-eixos onde se discutiram propostas sobre garantias de manutenção dos direitos do SUS; do trabalhador; de acesso às universidades entre outros pontos que afetam diretamente ou indiretamente a saúde do cidadão e o Sistema Único de Saúde.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Araquem Avenia, todas as propostas foram colocadas em votação e aprovadas pela maioria dos presentes. Também houve a eleição dos Conselheiros Delegados, que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde. “Foram eleitos representantes da Cruz Vermelha, da Associação do Sítio Quissamã, da Gestão da Saúde e do Conselho de Assistência Social”, disse Araquem, explicando que outra parte do evento seria a eleição para atualização da grade do CMSQ, para cumprimento do mandato no biênio 2019-2021. No entanto, a programação não aconteceu devido à baixa procura para inscrições, somada a inaptidão de algumas entidades, regida pelas exigências do edital de Eleição, e com isso, um novo edital foi publicado neste sábado (13) e as inscrições estarão abertas desta segunda-feira (15) até quarta-feira (17), na sede do Conselho, na Avenida Francisco de Assis Carneiro da Silva, 560, bairro Alto Alegre, de 9h às 16h. A publicação pode ser conferida no endereço eletrônico www.quissama rj.gov.br.
Para os organizadores, mais uma vez, o evento superou as expectativas. “Nós, da organização, a secretária de Saúde, Simone Flores, e o Conselheiro Estadual de Saúde Magno Rocha, avaliamos os dois dias de encontro como positivo e parabenizamos pelo excelente trabalho construído por todos em defesa do SUS”, frisou Araquem Avenia.