Governo Itinerante vai ao bairro de Caxias ouvir moradores

O terceiro Governo Itinerante da prefeitura de Quissamã, com a prefeita Fátima Pacheco e vice Marcelo Batista foi realizado na noite desta sexta-feira (17), no bairro Caxias, um dos mais populosos do município. Entre as reivindicações dos moradores, estão: agilidade no atendimento da Unidade “Estratégia de Saúde da Família” (ESF), melhoria na iluminação pública, o fim de carros nas calçadas, desassoreamento do Porto da Ribeira, cursos gratuitos para o jovem e rondas noturnas.
No encontro promovido em frente a Unidade da Saúde da Família (USF), e que contou com a presença de lideranças comunitárias, como a do presidente da Associação de Moradores de Alto Alegre e Boa Vista, Marcelo Azevedo, do ex-vereador Jorge Gomes e da coordenadora do ESF, Vivian Albuquerque, foram apresentados vídeos. Um mostrou as ações executadas pela unidade de saúde durante o ano passado, e o outro, a situação em que foi encontrada a Prefeitura, com programas sociais, como o PAI e Renda Mínima, bolsas de estudo e transporte universitário sem pagamento, farmácia municipal sem medicamentos, iluminação pública sem material de reposição em estoque e dívida com o INSS do servidor, entre outros. Foram apresentadas também, ações realizadas pela atual gestão nesses dois meses e meio à frente do executivo.
Os profissionais da Saúde vão se reunir na próxima semana, para definir estratégias que agilizarão o atendimento na rede municipal com o fim da sobrecarga em algumas unidades e descentralização dos serviços. Está em andamento a contratação de empresa, através de licitação, para recuperar a iluminação pública, a implantação do Plano de Municipalização do Trânsito para melhor fluidez do tráfego de carros, motos, bicicletas e pedestres, ampliação do monitoramento de segurança nos bairros, com um efetivo maior de guardas municipais que já atuam em escolas, parceria com Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) para abertura de comportas que levarão água às regiões castigadas pela seca e a realização de oficinas no Sobradinho e cursos profissionalizantes com o Senai, no antigo polo de confecções do Carmo. A prefeita Fátima prestou contas do início de seu governo, destacando entre as conquistas, o projeto de saneamento básico de R$ 8 milhões em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção e ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), criação do transporte intramunicipal, combate à violência com ações integradas da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Municipal, promoção de cursos profissionalizantes, recuperação da frota oficial, implantação do suplemento alimentar nas creches, entrega de equipamentos de segurança aos servidores da Educação, reforma de banheiros públicos depredados, limpeza pública dos bairros e localidades, reforço de salva-vidas nas praias com novos formandos, reequipamento dos postos 24h, como o de Barra do Furado e a retomada dos cursos superiores.
– Encontramos uma cidade com inúmeros problemas, mas, através de muito trabalho, dedicação e articulação, vamos conseguir bons resultados. Estamos nas ruas conversando com a população e mostrando que a realidade hoje é muito diferente da vivida há 10 anos, quando o município era um dos mais ricos do País. Acreditamos muito na nossa cidade e em seu povo que é ordeiro, guerreiro, trabalhador, acolhedor. Vamos juntos, vencer as dificuldades e fazer Quissamã crescer – destacou Fátima.
Participaram ainda do Governo Intinerante, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha e os vereadores José Borba, Carlos Alberto Leite (Calico) e Luiz Carlos Reis (Luiz de Acil).