Governo Itinerante ouve a comunidade de Barra do Furado

Moradores de Barra do Furado, em Quissamã, receberam, na noite de quinta-feira (19), o primeiro Governo Itinerante deste ano. A prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista e a equipe de trabalho ouviram as reivindicações da comunidade, que compareceu à Escola Municipal Délfica Wagner para apresentar sugestões de melhoria dos serviços públicos. Os secretários e coordenadores falaram sobre as medidas que estão sendo adotadas e anunciaram mais investimentos para a praia neste ano. O coordenador de Cultura e Lazer, Oscar Luiz Chagas, por exemplo, informou que os shows de verão, que já atendem a Barrinha, aos domingos, acontecerão também nas noites de sábado, a partir do próximo dia 27, na antiga quadra esportiva, na orla. O mesmo local receberá as matinés do Carnaval.
Vice-prefeito e secretário de Obras, Marcelo Batista ressaltou que a população deve evitar o desperdício de água, que é distribuída gratuitamente no local, principalmente no período de férias. “Nesta época do ano é grande o número de frequentadores na praia e cada um precisa fazer a sua parte”, frisou. Ele adiantou que a poda de árvores sobre a rede elétrica, outra reivindicação encaminhada, são de responsabilidade da concessionária, já que o risco de acidentes não está descartado, e que um trabalho de roçagem será iniciado nos próximos dias.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso destacou que a fiscalização dos ambulantes de fora durante o verão será intensificada, e só poderão atuar os cadastrados no município. “Os que ainda não se legalizaram deverão procurar a Casa do Empreendedor, que também está recebendo propostas para o Programa de Microcrédito, que beneficiará o Micro Empreendedor Individual (MEI) consolidando seu negócio. Ele destacou que a comunidade foi contemplada com diversos cursos de qualificação profissional no ano passado, e que novas oportunidades para ingresso no mercado de trabalho estarão abertas este ano. Sobre a reorganização dos quiosques, de propriedade do município, todos foram licitados de acordo com a legislação em vigor.
Já o coordenador de Segurança Pública, Janderson Chagas, lembrou que Barra do Furado tem um policial militar, cedido pelo Estado e dois guardas-civis municipais atuando durante toda a semana, e ressaltou a importância da reabertura do DPO, fruto do esforço do atual governo. Ele destacou que os moradores podem acionar o Centro de Segurança de Barra do Furado, através do telefone 2768 26 21 ou o Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da cidade pelo 2726 11 90. O serviço de guarda-vidas ganhará reforço a partir de segunda-feira (22), que se somará aos quatro existentes. Durante o ano, serão mantidos dois profissionais de salvamento. O seu colega, coordenador da Defesa Civil, Marcos Alves, disse que foram feitos diversos pedidos à Capitania dos Portos, para coibir a circulação de barcos de pesca próximos à faixa de areia. “A fiscalização é de competência da Marinha, que deverá anunciar ações para os próximos dias”, destacou.
O vereador Luiz de Acil comentou que a mortandade de peixe em um trecho do rio do Espinho se deve à salinização que afeta uma das comportas. “Informamos o problema ao Inea, e aguardamos que sejam tomadas as providências”, falou.
A prefeita Fátima Pacheco classificou o Governo Itinerante como uma reunião de trabalho, de diálogo com a população para buscar melhorar a qualidade de vida de todos. “Tivemos conquistas no ano que passou, e queremos avançar muito mais. A Saúde que encontramos com problemas funciona a contento. A Emergência está desenvolvendo um trabalho de excelência, já que não tivemos reclamações dos usuários. Fizemos investimentos com a compra de materiais e veículos priorizando a área”, completou.
Participaram ainda do governo itinerante, representantes das secretarias de Educação, Saúde, Agricultura e de Governo, além da Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral, Chefia de Gabinete e coordenadorias de Esporte e Juventude e de Transporte.