Governo do Estado classifica Machadinha como Patrimônio Histórico-Cultural

O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou, nesta sexta-feira (6), a lei nº 8.513/2019, de autoria da deputada estadual Zeidan, sancionada pelo governador Wilson Witzel, que declara o Complexo Cultural Fazenda Machadinha como Patrimônio Histórico-Cultural do Estado. Para a prefeita Fátima Pacheco, essa é mais uma importante conquista para o município.
Para a prefeita Fátima Pacheco a sanção da lei que declara Machadinha como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado acontece em um momento importante. “Esta declaração reforça e ressalta a importância do Complexo Cultural e Histórico de Machadinha e sua comunidade quilombola para todo Estado do Rio de Janeiro, e projeta Quissamã no cenário nacional como destino cultural e turístico. Vale ressaltar ainda que, dentro da cadeia da economia criativa, o turismo é um importante gerador de emprego e renda. O governador tem investido no fomento ao turismo, que é um setor tão importante, colocando-o como o novo petróleo do estado do Rio”, destacou.
“Machadinha é repleta de cultura, preciosa em sua arquitetura e rara em sua história. Estamos iniciando a restauração da Capela de Nossa Senhora do Patrocínio, um dos principais espaços da comunidade. O trabalho é feito com acompanhamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e é mais uma demonstração da preocupação do atual governo com a valiosa história do município”, frisou Amanda Fragoso, coordenadora de Cultura e Lazer.