Gincana da Integração muda rotina de pais, alunos e profissionais do Ciclo Básico da Alfabetização (CBA)

A Gincana de Integração, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, chegou ao seu terceiro dia recheada de apresentações, jogos e muita integração entre famílias, alunos e unidades de ensino da rede, no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha. O evento envolveu a comunidade escolar do Ciclo Básico da Alfabetização (CBA) da E. M. Professora Tânia Regina de Paula, E. M. Délfica de Carvalho Wagner Gomes; E.M. Felizarda Maria da Conceição; E. M. Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, E. M. Carlos Cruz Filipino, E.M Miguel Ângelo da Silva Santos e E. M. Ignácio Hugo de Souza.
A programação contou com apresentações dos estudantes no “show de talentos”, jogos de mesa, como dominó, e atividades com os pais, com montagem de quebra-cabeças e brincadeira que eles aprenderam na infância. Por meio da atividade foi possível presenciar o resgate de brincadeiras, hoje pouco apreciadas pelas crianças, como cantigas de roda, tais como “cirandinha” e “atirei o pau no gato”, jogo de amarelinha, entre outras.
Os pais que tiveram a oportunidade de prestigiar o evento e participar ao lado dos filhos reforçam a importância da parceria entre família e escola. “Foi um evento grandioso que promoveu a integração entre escola e família e isso é muito bom e fundamental para o desenvolvimento dos alunos”, disse Gisele Ferreira Gomes, mãe dos alunos Ellano e Elloan da escola municipal Miguel Ângelo da Silva Santos.
Ketelim Machado, mãe dos pequenos Ryan e Renan, e Cristina da Silva, mãe de Kamily Vitória, participaram das atividades pela Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza. “É um evento que promove a inclusão e fortalece o vínculo família e escola. Por meio da atividade, nós pais tivemos a oportunidade de estar presentes junto aos nossos filhos e interagir com outras escolas. Todos os organizadores estão de parabéns pela iniciativa e nós só temos a agradecer pela oportunidade. A gente entende que a educação se faz com a união e pelo conjunto formado por pais, família, escola e alunos. Com esse evento a gente pôde ainda, mostrar para nossos filhos, o quanto nos importamos com eles e o quanto são importantes para nós e para os profissionais que os acolhem nas escolas”, relataram as mães.
Ao término das atividades todos alunos receberam medalha de participação. Já na classificação do dia, com entrega de troféus ficou: 1º lugar: Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza; 2º lugar, Escola Municipal Tânia Regina de Paula e 3º lugar, Escola Municipal Nelita Barcelos dos Santos.
A atividade segue nesta quinta-feira (14), com a participação dos alunos do 4º e 5º ano.