Ginástica laboral e palestras marcam a abertura da Sipat

Em Quissamã, as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), tiveram início na tarde desta segunda-feira (29), no auditório da Prefeitura. A abertura contou com ginástica laboral e palestras com os temas “O poder do Diálogo no Ambiente de Trabalho”, ministrada por Fernando Horta (Administrador de Empresas, Servidor Público, Técnico de Segurança do Trabalho e Especializado em Supervisão de Qsms) e “Combatendo o Tabagismo”, com Ricardo Mesquita, Médico do Trabalho.
As atividades estão sendo promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Até o próximo dia 31, diversas ações serão realizadas no auditório da Prefeitura de Quissamã e no barracão da secretaria de Obras e Serviços Públicos, com a finalidade de conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes e também sobre a promoção da saúde. Os demais temas a serem abordados são “Saúde do Homem – A importância de se cuidar”, “Acidentes de trabalho: o que fazer?”, e “Estresse no trabalho: um desafio coletivo”.
A subsecretária municipal de Saúde, Maria Bernadeth Azeredo destaca a importância do evento e a participação dos servidores. “São momentos de reflexão e de muito aprendizado. Em Quissamã, a SIPAT é motivo de orgulho para todos nós”, pontuou. A técnica de Segurança do Trabalho e vice-presidente da Cipa II, Luisa Vianna, ressaltou a mobilização dos servidores. “Toda programação foi preparada com muito carinho. Durante três dias teremos diversas ações de promoção da saúde e prevenção de acidentes. Lembrando ainda que ao prestigiar o evento, cada participante estará valorizando seus colegas”, disse.
Nesta terça-feira (30), as atividades acontecerão, a partir das 7h, no barracão da Semob com a palestra “Saúde do Homem – A importância de se cuidar”, com Júlio César Ribeiro, Enfermeiro do Trabalho (Divisat). Já às 14h, o encontro será no auditório da Prefeitura com ginástica laboral, seguida da palestra “Acidentes de trabalho: o que fazer?”, Registro da CAT e Noções Básicas de Primeiros Socorros, com Luísa Vianna, técnica em Segurança do Trabalho, e Talles Mont’Alto, médico da USF Caxias. A programação inclui também apresentação do Grupo Teatral CaTaArt.
Na quarta-feira (31), para marcar o encerramento das atividades, haverá ginástica laboral no auditório, em seguida a palestra “Estresse no trabalho: um desafio coletivo”, com Fabiana Marins, psicoterapeuta cognitiva comportamental e a Oficina Antiestresse, com a enfermeira Sheila Batista.