Ginásio Poliesportivo vai ganhar nova academia de musculação

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, inaugura nesta terça-feira (11) uma academia de musculação, que beneficiará alunos das escolinhas, beneficiários do Bolsa Atleta, atletas das equipes, integrantes do Programa dos Idosos e servidores da Guarda Municipal. Instalada sob as escadarias do Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, o espaço vai homenagear o maratonista Anorelino Francisco de Paula, mais conhecido como ‘Seu Nonô’.
A academia contará com 15 aparelhos, kit de halter e kit de anilhas, tudo disponibilizado ao público específico. “O espaço será importante para os treinos dos atletas, com trabalho de força, resistência muscular e até mesmo na reabilitação de atletas contundidos. Com certeza uma grande conquista. Além de atender também aos usuários do PAI e guardas municipais, em sua preparação física”, explicou a coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis Chagas.
Segundo ela, a homenagem é merecida por ‘Seu Nonô’ ter sido um grande homem, que elevou o nome do município com sua participação em maratonas, levando o nome de Quissamã, inclusive, a um programa renomado, como o de Jô Soares. “É um enorme prazer lembrar esse ícone do esporte de nossa cidade”, completou.
Quem foi – Nascido em 1926, Anorelino Francisco de Paula (Seu Nonô) foi cortador de cana e pedreiro, tendo se aposentado no final dos anos 80 após sofrer acidente em uma obra, quando machucou a cabeça. Logo após, começou sua carreira de corredor de maratonas e corridas rústicas, tendo participado de diversas competições, entre elas duas Meias Maratonas do Rio e quatro provas de São Silvestre, colecionado 30 troféus e dezenas de medalhas. Mas também venceu desafios criados por ele mesmo, como quando, em menos de seis dias, percorreu, caminhando, os 234 quilômetros que separam a cidade do Rio de Janeiro de Quissamã e outro, de 380 quilômetros, vindo a pé de Vitória, no Espírito Santo. Seu maior orgulho foi ter participado do programa de Jô Soares, que afirmou ter sido a dele uma das entrevistas mais hilárias. Seu Nonô faleceu aos 75 anos, no dia 6 de janeiro de 2002, após ser atropelado na RJ 178, que liga a sede do município a Santa Catarina.