Gestores escolares participam de Congresso Internacional

O fim de semana foi de aprendizado e aprimoramento para o grupo de diretores escolares e membros da secretaria de Educação de Quissamã, que participaram do Congresso Internacional de Gestores e Diretores de Escolas da Rede Pública e Privada, organizado pelo Instituto Conhecer. O tema desta segunda edição, que aconteceu nos dias 28 e 29, no SESC de Guarapari (ES), foi “Desafio dos gestores frente a um novo modelo de escola”.
Entre os diversos palestrantes, destaque para José Pacheco, autor de livros e educador português que implantou e coordena a Escola da Ponte (Porto – Portugal), proposta que no Brasil leva o nome de Projeto Âncora; José Mouran, educador espanhol que falou sobre ‘Metologias ativas para uma educação transformadora’; e Paulo Magri, secretário de Educação de Novo Horizonte (SP), que conquistou o maior índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do 6º ao 9º ano, no Brasil.
Sobre a importância da participação no evento, a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima, falou que, além da troca de experiências, esse tipo de encontro estimula os gestores a promoverem, nas suas unidades escolares, ações que proporcionam a melhoria da qualidade da educação e reflitam sobre os desafios e possibilidades.
Participaram do Congresso, os diretores Mara Massena e Daniel Vitor, da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza; Alan Trindade, da Escola Felizarda Maria Conceição de Azevedo; Ana Claudia Barcelos, da Escola Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; Maria Cláudia Fernandes e José Luiz Campos, da Escola Carlos Roberto Cruz Filippino; Alceir Belarmindo e Ariana França, da Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida; Charlene Cabral, da Creche Raquel Francisca Carneiro da Silva; Rosélia de Souza, da Escola Professora Regina Celi Passos; Ilma Barcelos, da Escola Sementes do Futuro; Marilúzia Massena, da Cemei Manoel Ribeiro; Ângelo Leaubon e José Henrique Abreu, do CIEP Dr. Amílcar Pereira da Silva; Gabriela Vasconcelos, do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ); o subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo; Helena Lima, Cynthia Cristina, Márcio Valentim, Lúcia Helena de Souza, Simone Gonzaga e Kátia Melo.