Gestão do Juventude Ativa de Quissamã é exemplo para município de São João da Barra

O Programa de Aprendizagem Profissional, Juventude Ativa, já está servindo de modelo para outros municípios estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (2), uma comitiva com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social de São João da Barra veio a Quissamã para conhecer o modelo de gestão do Programa.

Representando a prefeita Fátima Pacheco, o Chefe de gabinete, Luciano Lourenço; a Subchefe de Gabinete, Thamires Freitas; a Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; e a Coordenadora de Projetos Especiais, Anne Caroline Cardoso, receberam a equipe são-joanese formada pela Gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV, Michele Bastos; Coordenadora Geral de Assistência Social, Aline Pontes; e pelo Diretor de Infância e Adolescência, Michael Gomes.

Os representantes de São João da Barra conheceram a legislação, metodologia e resultados positivos do Juventude Ativa, além do impacto do programa na vida dos jovens.

“O município de São João da Barra deseja realizar um projeto para Juventude e tem visto o sucesso do programa municipal de aprendizagem daqui de Quissamã. A equipe elogiou bastante o programa e todas políticas públicas desenvolvidas no município”, destacou Anne.

Criado em 2021, o Programa Juventude Ativa proporciona vivência, experiência de aprendizagem profissional, cultural e educacional, sendo uma ferramenta de auxílio na inserção no mercado de trabalho e contribui na formação dos jovens, fomentando ações diante da necessidade de ampliar a participação coletiva dos jovens no espaço social e no ambiente de trabalho. Os jovens atuam nas repartições públicas municipais com carteira assinada e recebem uma bolsa-auxílio no valor de salário mínimo por mês.