Gestantes participam de visita guiada à maternidade do Hospital

Um grupo de gestante do município participou de uma visita guiada pela maternidade do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, na tarde da última quarta-feira (13), onde recebeu orientações sobre as rotinas da maternidade. A ação, que nesta edição envolveu também os parceiros, é realizado quadrimestralmente, com a proposta de que as mulheres grávidas recebam informações e esclarecimentos que possam diminuir a ansiedade e expectativas quanto ao momento do parto.
A ação é desenvolvida pela secretaria de Saúde de Quissamã, por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Esta edição foi a última do ano, e teve a inovação de atendimento do pré-natal do parceiro, onde passaram por consultas e realização de exame de testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Ao término da atividade foi oferecido um lanche aos participantes.
O objetivo da iniciativa foi oferecer um trabalho mais humanizado para que as futuras mamães pudessem conhecer o ambiente onde acontecerá o parto, o trajeto que vão percorrer, os equipamentos que serão utilizados, e os procedimentos que serão realizados até que recebam seus bebês nos quartos, em alojamento conjunto.
“Em virtude do novembro azul, a atividade foi desenvolvida com um olhar diferenciado porque recebemos os companheiros das gestantes para fazer atendimento do pré-natal do parceiro, através de uma parceria com a Estratégia da Saúde da Família”, disse Alessandra Ribeiro, Coordenadora da Maternidade.
A Coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Milena Viana, destaca que as edições do próximo ano do projeto já têm datas definidas e que em toda visita haverá o atendimento do parceiro. A primeira atividade de 2020 está prevista para 8 de abril e a logística para transporte das gestantes e acompanhantes é garantida pela Secretaria de Saúde.
“Foi uma tarde de muito aprendizado. Tivemos momentos interessante e gostamos muito. Conhecemos alguns lugares da maternidade que não conhecíamos e tiramos muitas dúvidas. Foi muito legal. Só temos a agradecer a Prefeitura e a Secretaria de Saúde pela iniciativa e por todo cuidado e atenção que recebemos desde o momento que descobrimos a gestação. Essa assistência é muito importante pra gente. Além disso, contamos com transporte para nos levar até ao hospital”, relatou o casal Ana Cláudia Reis Soares que participou da atividade junto ao esposo Gutemberg Ventura.