Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Gestantes de Barra do Furado participam de palestra sobre triagem neonatal

Gestantes de Barra do Furado participam de palestra sobre triagem neonatal

A Secretaria de Saúde, por meio Programa da Criança e do Adolescente, realizou na manhã desta terça-feira (28), na Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado, uma a atividade educativa com palestra sobre o tema: “Triagem Neonatal”, ministrada pela coordenadora do programa, Flávia Batista.
O evento, que ainda é em função do Dia Mundial do Teste do Pezinho, comemorado em 6 de junho, também contou com a presença da enfermeira da unidade, Raquel Freitas. O público-alvo foram as gestantes da localidade que puderam compartilhar suas experiências após a palestra, num delicioso café da manhã e ainda foram agraciadas, com lembrancinhas para seus os bebês.
“Ao aplicarmos a definição de Triagem Neonatal, estamos falando tanto do teste do pezinho, quanto do olhinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho, para que seja realizado um rastreamento, a fim de descobrirmos precocemente, doenças como anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, além de alterações auditivas, visuais e cardíacas”, afirmou a coordenadora do programa, Flávia Batista.
O procedimento de triagem deve ser capaz de alterar a história natural da doença em uma parcela significativa da população elegível. A partir da identificação por testes específicos, pode-se iniciar o tratamento adequado visando minimizar riscos ou complicações da condição identificada.
O diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento médico de algumas doenças podem evitar a morte, deficiências e proporcionar melhor qualidade de vida aos recém-nascidos acometidos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.