Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Fórum Municipal de Cultura elege membros titulares e suplentes para o Conselho

Fórum Municipal de Cultura elege membros titulares e suplentes para o Conselho

Quissamã realizou na manhã desta quarta-feira (17), no cinema do Centro Cultural Sobradinho, o Fórum Municipal de Cultura. O evento, promovido pela secretaria de Cultura e Lazer, elegeu os membros titulares e suplentes da sociedade civil, para composição do Conselho Municipal de Cultura do Município, no biênio 2022/2023.
Necy Gomes da Silva Filho, vice-presidente do Fórum de Cultura do Norte Fluminense – FRCNF, professor e fundador do Q’Batuque, foi o mais votado, recebendo oito votos. Maria Carolina Pinto Moura, professora de teatro formada pelo Instituto federal Fluminense – IFF, de Campos e fazedora de cultura no ramo, assim como Jorge Luiz Reis, dançarino do fado, que visa ensinar a dança típica para os mais jovens, receberam sete votos cada um. E com três votos, Ana Maria Gonçalves, da União dos Negros pela Igualdade – UNEGRO, ficou com a quarta vaga, entre os titulares.
Os suplentes receberam um voto cada: Zélia de Souza Centeio, representante da Associação dos Moradores de Caxias; Cristiane de Souza, dançarina do fado; Geraldo de Souza, da Associação de Santa Catarina dos Bois Malhadinhos – ASCBOM. e o músico Jean Carlos de Souza Maciel, do Grupo Show do Intervalo. No total, foram 30 votantes com 29 votos válidos e apenas um nulo.
Necy Gomes da Silva Filho, destacou a importância do Fórum e da participação do movimento cultural no processo decisório das políticas públicas e das ações, no campo da Cultura: “podemos e devemos colaborar com a cultura local, levando as nossas manifestações culturais para outras esferas e prestigiando cada vez mais, com intuito de valorizarmos nossa arte”, afirmou.
Para a secretária de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas, o evento foi fundamental, não apenas para a definição dos integrantes do Conselho, como especialmente para uma aproximação cada vez maior entre aqueles que fomentam e aqueles que produzem cultura. Ela encerrou agradecendo o empenho de todos e falou sobre a importância na reativação do Conselho.
– Fazia três anos que o Conselho estava desativado e agora estamos aqui de volta, para que todas as políticas públicas sejam debatidas com a população. Todos que foram eleitos legitimamente terão uma função muito especial para o Município e podem contar com a secretaria de Cultura para que possamos realizar ainda muito mais pela nossa riqueza material e imaterial.
A posse dos eleitos será na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro, durante a 3º Conferência Municipal de Cultura, que inicia às 8 horas, com o tema “A importância da participação popular nos processos de gestão de cultura no pós-pandemia”, no Centro Cultural Sobradinho.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.