Fornecimento de alimentos para a merenda escolar é tema de encontro

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã realizou na tarde desta terça-feira (21), no Centro de Convivência do Parque de Exposição, reunião com os fornecedores de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar do município, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A Lei Federal n° 11.947 de 2009 determina que pelo menos 30% do repasse anual do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam investidos na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Os valores repassados são em função do número de estudantes da rede municipal de Educação, sendo que em 2016 em Quissamã os recursos financeiros foram da ordem de R$ 360 mil.
Durante a reunião, aberta para participação dos agricultores familiares que já são fornecedores e também para os que se interessam em fornecer, foram apresentados os itens e quantidades que serão adquiridas durante o ano de 2017, além da documentação necessária.
O evento contou com a parceria da secretaria municipal de Educação, que gerencia os recursos repassados pelo FNDE e é responsável pela elaboração dos cardápios a serem servidos nas escolas municipais. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca faz o levantamento da produção local, organiza e dá apoio aos agricultores familiares no preparo do solo e oferece orientação técnica.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo, “a reunião foi muito importante porque pretendemos fortalecer o PNAE no município, apoiando o agricultor familiar para que ofereça alimento de qualidade aos nossos alunos”.