Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Formação continuada em Educação Ambiental com foco em Compostagem para professores da rede municipal

O Encontro Pedagógico na Escola Municipal Regina Celi Passos ganhou um novo formato, com foco na sustentabilidade. Na terça-feira (1º), professores e a equipe de Suporte Pedagógico participaram de uma capacitação em Formação Ambiental Continuada sobre o tema Compostagem, promovida pelo Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG). A iniciativa tem como objetivo transformar as escolas em centros de boas práticas ambientais, começando pela gestão adequada dos resíduos sólidos.

“Neste ano, estamos trabalhando a temática da compostagem como uma alternativa sustentável para o destino dos resíduos orgânicos. As escolas, por sua vez, são ambientes que geram uma quantidade significativa desse tipo de resíduo, especialmente por conta da merenda escolar. Ao adotar a compostagem, esses resíduos orgânicos são transformados em composto, que pode ser utilizado em hortas escolares e áreas verdes”, explica a técnica da SEMAG, Ana Paula Costa.

Para o secretário de Educação, José Henrique Abreu, a capacitação representa um momento de aprendizado e conscientização. “A atividade proporciona uma importante reflexão, reforçando a responsabilidade ambiental como parte essencial da educação. Ninguém melhor do que o educador para ser multiplicador de boas práticas e semear, nas nossas crianças, a sensibilização ambiental”, frisou o secretário.

A coordenadora de Educação Básica, Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Regina de Jesus, destaca a visão pedagógica da iniciativa. “As formações têm proporcionado aos professores o desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão de resíduos e ao consumo consciente, com abordagens contextualizadas e participativas. Além disso, essas ações fortalecem a autonomia docente, promovendo protagonismo na construção de escolas mais sustentáveis”, enfatizou Regina.

Ainda segundo Regina, a educação ambiental exige ações contínuas. Desde 2022, são realizadas formações em formatos presenciais, on-line e até com aulas de campo. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de profissionais, para que estejam sempre atualizados e motivados a abordar, em sala de aula, temas ambientais de forma significativa”, completou.

A capacitação em compostagem já foi realizada em outras unidades de ensino do município, como as escolas Ignácio Hugo de Souza, na Penha; Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto; e Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã. A expectativa é de que, até o final do ano, todas as escolas da rede municipal participem da iniciativa, promovendo uma mudança comportamental em relação ao descarte adequado dos resíduos orgânicos.

Galeria de Fotos

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.