Festival Gastronômico com resultado positivo no Arraiá de Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Cultura e Lazer, inovou realizando o Arraiá de Quissamã totalmente online nesta sexta-feira (16). A inciativa pioneira, teve o intuito de proporcionar aos munícipes, diversão, embora cada um estivesse na sua casa e alavancar as vendas dos seis estabelecimentos que participaram do Festival Gastronômico que aconteceu simultaneamente, com comidas típicas de festa junina, que foi organizado em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Levando em consideração o impacto que o isolamento social em função da Covid-19 está trazendo para os pequenos negócios, o grupo procurou se unir para criar um evento contemporâneo.
Segundo Kitiely Freitas, Secretária de Cultura e Lazer, uma das idealizadoras do evento, é necessário ser prudente, mas é necessário realizar esses eventos virtuais. “Tendo em vista que precisamos evitar aglomerações de pessoas, pensamos em uma alternativa para manter a continuidade das festas julinas e movimentar o comércio local”, afirmou.
Com os restaurantes trabalhando com apenas uma porcentagem de frequentadores, esse novo modelo de negócio possibilita compras de forma segura e sem riscos de exposição à epidemia. Tudo está a um clique das mãos, para quem possui smartphone, tablet ou notebook, pois a pessoa pode adquirir algo diretamente dos empreendedores locais.
As opções da gastronomia vão desde “pela égua”, pizza caipira, passando pelo caldo de feijão, verde, mocotó e angu a baiana. A entrega será no endereço escolhido pelo comprador via delivery.
O Robson Buffet fez um prato muito pedido no inverno e chamado de “pela égua”, que é feito com linguiça calabresa, carne suína e bacon, tendo canjiquinha como acompanhamento. “É a primeira vez que participamos de um evento online e a expectativa é a melhor possível. Começamos as vendas desde as 18h”, disse Robson Dutra.
Jorge Brito, empresário do Brittos Burguer, fez um angu a baiana diferenciado. “Fizemos uma enquete no Instagram, pois é um prato que não tem tradição em Quissamã, em função dos miúdos e perguntamos que tipo de carne poderíamos substituir. Nossos seguidores escolheram a carne de porco e temperamos com vinho”, declarou o proprietário.
O Mineiro Lanches caprichou na pizza caipira, com bastante molho, muçarela, frango, palmito, milho, azeitona e orégano.
Já a Pizzaria do Moraes, foi responsável pelo caldo de Mocotó, que vendeu tudo, antes mesmo da live acabar. E o Deguste, caldo de feijão.
O Kiko’s Burguer, ficou responsável pelo caldo verde. “Agradeço a todos que prestigiaram nossa iniciativa, pois facilita a vida de quem quer comprar e de quem precisa vender”, concluiu Wagner Donato, conhecido pela população quissamaense, como Kiko.