• Prefeitura

Festival Caminhos do Açúcar impulsiona a economia de São Fidélis com uma variedade gastronômica do Norte e Noroeste Fluminense

Durante os últimos três dias, São Fidélis se tornou um verdadeiro paraíso turístico e gastronômico com a realização do Festival Caminhos do Açúcar. O evento, que aconteceu na última sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21), reuniu diversos restaurantes participantes e atraiu visitantes de todas as partes, gerando um impacto econômico significativo na cidade.

Realizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) em parceria com a prefeitura de São Fidélis, o festival teve como objetivo impulsionar a economia local. Segundo Vinicius Viana, secretário executivo do Consórcio, a expectativa era de um impacto econômico estimado em 1 milhão de reais durante os três dias do evento.

“O Festival Caminhos do Açúcar é uma oportunidade única para impulsionar a economia local. Além dos trabalhos diretos envolvendo a montagem do evento, a presença dos visitantes contribui para a geração de empregos indiretos, beneficiando toda a cadeia produtiva da região”, destacou Viana.

Os restaurantes participantes do festival mostraram-se entusiasmados com a receptividade do público. A diversidade de pratos oferecidos proporcionou uma experiência gastronômica única, despertando os paladares mais exigentes. Além disso, a iniciativa de valorizar a culinária local e regional contribuiu para promover o turismo gastronômico e destacar os sabores característicos da região.

Luciene, proprietária do Restaurante Kiberia, compartilhou sua satisfação e a oportunidade única de ter participado do Festival Caminhos do Açúcar. Ela mencionou que as vendas superaram todas as expectativas, surpreendendo a todos. O estoque de kibe, um salgado tradicional do município de Italva, onde o restaurante está localizado, esgotou completamente, totalizando mais de 1,5 mil unidades vendidas, além dos outros pratos comercializados ao longo dos três dias do festival.

“A participação neste festival turístico foi uma experiência incrível para nós. Ver a satisfação dos clientes ao experimentar nossos pratos e esgotar todo o estoque de kibes foi gratificante. A oportunidade de promover a culinária local e fazer parte desse evento que movimenta a economia é inspiradora”, declarou Luciene.

Essa história de sucesso do Restaurante Kiberia é apenas um exemplo do impacto positivo que o Festival Caminhos do Açúcar trouxe para os estabelecimentos participantes e para a cidade como um todo. Os moradores e turistas que compareceram ao festival puderam desfrutar não apenas de uma culinária de qualidade, mas também de uma programação cultural variada, com apresentações musicais, exposições de artesãos locais e atividades para todas as idades.

O secretário executivo do Cidennf completou ainda que o Festival Caminhos do Açúcar é um exemplo de como eventos culturais e gastronômicos podem impulsionar a economia local, promovendo o desenvolvimento e fortalecendo a identidade de uma cidade. “São Fidélis certamente sai fortalecida após esses três dias de celebração dos sabores e cultura”, acrescentou Vinicius Viana.