O 1º Festival de Artes e Gastronomia de Quissamã teve uma estreia de sucesso na noite desta sexta-feira (3), atraindo um grande público aos jardins do Museu Casa Quissamã. Com uma programação que une o melhor da gastronomia local e grandes atrações musicais, o evento segue até domingo (5) e já se consolida, em seu primeiro dia, como um importante ponto de fomento ao turismo e à cultura na região.
Promovido pela Prefeitura de Quissamã, o festival é realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, TurisRio, Setur, Funarj e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Work. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
A estrutura montada para o evento agradou aos visitantes, oferecendo uma ampla e variada experiência gastronômica, com food trucks, doces, restaurantes e ambulantes cadastrados pela Prefeitura.
A trilha sonora da noite de abertura contou com o DJ Fernandinho e o grupo Samba Cartola, ambos de Quissamã, encerrando com a grande atração da noite: o cantor Suel, que apresentou a turnê Clássicos.
A presença maciça do público foi celebrada pelas autoridades municipais. O prefeito Marcelo Batista destacou a importância de iniciativas como essa. “O espaço do Museu Casa Quissamã, por si só, já é um convite. Eventos como este valorizam nossa cultura, impulsionam a economia e trazem alegria à população. Agradeço imensamente a parceria do Governo do Estado, que foi fundamental para a realização deste festival”, afirmou o prefeito, acompanhado da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Valquíria Barcelos.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Sabrine Pereira, ressaltou o cuidado com a estrutura de apoio ao público.“Esse evento é resultado do trabalho conjunto de várias secretarias, e nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar de todos. Estruturamos um esquema de saúde que estará em operação durante os três dias do festival para oferecer todo o suporte necessário”, destacou a vice-prefeita.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, expressou otimismo com o futuro do festival. “É uma alegria imensa ver o sucesso logo na primeira edição. Nosso objetivo é fomentar o turismo na região, e este festival já nasce grande. Esta é a primeira de muitas edições que virão”, disse o secretário.
A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, reforçou a importância da participação dos artistas locais. “O festival é uma vitrine para a rica produção cultural de Quissamã e região. A presença dos nossos artistas na programação é essencial, são eles que também fazem este evento acontecer”, afirmou a secretária.
O Espaço Gastronômico é parada obrigatória para quem for ao festival, funcionando neste sábado e domingo a partir das 12h. O público encontra pratos típicos e bebidas que valorizam os sabores da região, parque de diversões e diversas apresentações artísticas e culturais para todas as idades.
A Secretaria Municipal de Assistência Social participa do Festival de Artes e Gastronomia com a ação S.O.S. Criança, em um stand especialmente preparado para atender as famílias. No local, os pais ou responsáveis podem levar seus filhos para receber uma pulseira de identificação, com os dados da criança e de seus responsáveis.
Programação Musical
SÁBADO (04/10)
13h – Thamirys Chagas
15h – Gran Pequeno Circo Chirulico (em frente ao Museu)
18h – Natalha Fernandes
20h – Raylane Mendes
22h – Cátia Valois
00h30 – FAB
DOMINGO (05/10)
13h – Angeli Guerra
15h – Cia Chirulico apresenta Carrossel Brincante (em frente ao Museu)
16h – Grupo de Capoeira Quilombo Quissamã
17h – Gabriel Ferrari
19h – DJ Fernandinho
22h – Barões da Pisadinha
Nos intervalos: DJ Fernandinho
🚫 Para maior segurança, é proibida a entrada com cooler nas dependências do evento.





