Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Feira Literária de Quissamã é oficialmente aberta e registra mais de 5 mil visitantes em duas horas

Quissamã deu início, na manhã desta quinta-feira (5), a terceira edição da Feira Literária, a Fliq 2024, com o tema “Leitura que Transforma Vidas”. O evento foi aberto oficialmente pela prefeita Fátima Pacheco, que ressaltou a importância do momento para a cidade, destacando as conquistas na educação como o Selo Ouro na Alfabetização e primeiro lugar no Ideb, na região Norte Fluminense. De acordo com dados da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), nas primeiras duas horas do evento foram registrados mais de 5,3 mil visitantes.

Durante a cerimônia, a prefeita destacou que a Fliq é uma verdadeira celebração da educação e da cultura.

“Em Quissamã, temos motivos para comemorar. Somos o município com o melhor índice de desempenho escolar da região, com o primeiro lugar no IDEB, além de conquistarmos recentemente o Selo Ouro em Alfabetização. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação, e agradecemos a nossa Câmara Municipal, que tem sido parceira da educação”, afirmou Fátima.

O vice-prefeito Marcelo Batista destacou o impacto que o evento tem na formação dos jovens e na transformação social. “É emocionante ver a garotada fazendo a diferença. A Fliq fomenta o conhecimento e fortalece a base da nossa democracia. Acredito que o maior legado deste evento é oferecer às nossas crianças e jovens a oportunidade de transformar o mundo por meio da educação”, afirmou Marcelo.

A secretária de Educação, Helena Lima, destacou que a Fliq é a culminância de um trabalho contínuo na educação de Quissamã.

“Este evento é o desdobramento de um projeto que começa em fevereiro, com atividades pedagógicas e de incentivo à leitura dentro das escolas. A Fliq não é apenas uma feira literária, mas uma oportunidade de fomentar as boas práticas educacionais e mostrar aos alunos e à comunidade que a leitura e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento”, disse Helena, enfatizando a importância de iniciativas como a Feira de Ciências, Soletrando e Matematicando no município.

A Fliq 2024 começou com grande adesão do público. Nas primeiras duas horas e meia de evento, mais de 5.3 mil visitantes passaram pelos estandes e atividades da feira. Além disso, a programação contou com apresentações culturais de destaque, como o pocket show Tina Show e a divertida Turma do Fliquinho, e Feira de Profissões.

O vereador e professor Ailson Barreto também ressaltou a relevância de eventos como a Fliq para a cidade e seus jovens. “O nosso compromisso é com ações que promovam o conhecimento e que possam impactar positivamente a vida dos nossos jovens. A Fliq, assim como a Feira de Ciências e o Soletrando, é um exemplo de como o município investe na educação, no futuro de nossos alunos e na infraestrutura das nossas escolas”, afirmou Ailson.

Outros nomes importantes também participaram da cerimônia de abertura, como o secretário de Cultura de São João da Barra, Gil Miranda, que elogiou o investimento do governo municipal no desenvolvimento da educação e da cultura. “É muito bom ver uma gestão comprometida com o desenvolvimento das crianças por meio da educação. Esse tipo de evento, que coloca o livro como protagonista, é a maior ação que um governo pode fazer para transformar a sociedade”, disse Gil.

Estiveram presentes ainda o ouvidor e curador da Feira Literária de São João da Barra, Bruno Costa; além de secretários e subsecretários municipais de Quissamã; o presidente da Câmara de Vereadores de Quissamã, Fábio Castro; e os vereadores Adeilson Lopes, Cássio Reis, Janderson Barreto e Mazinho Batista; o vice-presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) Roberto Leal, e o secretário-executivo do Cidennf Vinícius Viana.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.