Feira da Mulher Empreendedora fez sucesso em Santa Catarina

Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira (31) a Feira da Mulher Empreendedora, a culminância do Mês da Mulher. Elaborada pela Prefeitura de Quissamã, através do Gabinete da Prefeita, a programação contou com promoção e expansão de serviços da Prefeitura aos moradores do bairro. Também houve lançamento de projetos, inauguração de escola, workshops, show regionais e brinquedos para as crianças.

A prefeita Fátima Pacheco destacou que a Feira é mais um importante investimento aos moradores de Santa Catarina.

“Santa Catarina merece o melhor. É um bairro importante, populoso e bastante participativo com mulheres e homens trabalhadores. A ciclovia está quase pronta. A obra da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) já vai começar, Maria Ilka foi entregue hoje, posto de saúde também com reforma, vinculados aos programas sociais também. Junto à essas ações, estamos com prioridade total na violência contra a mulher”, disse.

A Feira proporcionou mais interação das mulheres com profissionais da saúde, assistência social, desenvolvimento econômico, discutindo a importância de cuidar da saúde, puderam ampliar os conhecimentos e habilidades com workshops de serviços de beleza e empreendedorismo.

Evento também contou com o Detran Mulher, para oferta de diversos serviços, como retirada da carteira de trabalho digital, núcleo de atendimento ao cidadão, com busca de documentação em outros estado, isenção para segunda vias de certidões, entre outros. Cerca de 300 pessoas foram atendidas, sendo quase 80 somente para emissão de termo de união estável.

As empresas KNN, Prepara Cursos e Ambiental Consult levaram informações à população. Também houve atualização de dados do Cadúnico, informações sobre violência contra a mulher, importunação sexual, assédio, serviços do Ceam e Programa de Igualdade Racial (PIR), informações sobre o turismo e microcrédito no município, vacinação contra a Covid-19, escovódromo para as crianças, informações sobre câncer bucal, hábitos saudáveis, tuberculose, doenças raras, saúde mental, entre outros, auriculoterapia, teste rápido de sífilis e hepatites virais, aferição de pressão e exame de glicemia.

Durante o evento, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Habitação, lançou o “Mulheres Empreendedoras” e fez a entrega da carta de compromisso da Coordenadoria Especial de Habitação.

A oficina Mulheres Empreendedoras será realizada por cinco meses, com carga horária de 80h. As participantes terão curso de atendimento ao cliente, vendas, recepção e serviços de saúde, entre outros, e recebem certificado após a conclusão.

Com a carta de compromisso, 20% das vagas casas populares, serão voltadas, exclusivamente, para atender mulheres em situação de violência doméstica. A última lei municipal prevê apenas 5% das vagas.

Programação faz parte da Campanha “Quissamã Protege: Não à violência contra a Mulher”, que reforça as ações voltadas à proteção da mulher, acontece durante todo mês de março, com novos Projetos de Lei, homenagem, saúde da mulher, palestras, rodas de conversa, shows e serviços públicos.

Antes do encerramento, com show de Marcinho do Forró e Entre Elas, foi entregue pela Prefeita Fátima Pacheco e vice-prefeito Marcelo Batista o novo Maria Ilka de Queiroz Azevedo, que agora conta nova fachada, reestruturação da rede elétrica, ampliação de sala, quadra poliesportiva e pintura geral.

“O que fizemos em Santa Catarina é a culminância de um conjunto de iniciativas muito bem planejadas durante esse mês. Nosso governo possibilita cada vez mais ações positivas e oportunidades no combate à violência contra a mulher”, disse o chefe de Gabinete Luciano Lourenço.

Entre as propostas de Lei, a primeira, pioneira no Estado do Rio, prevê a proibição da contratação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha para cargos de concurso, comissão e terceirização no município. Também pede a barração de condenados em outras leis de violência contra a mulher, como Carolina Dieckmann, Stalking, Feminicídio e Mariana Ferrer.

O outro projeto prevê a criação do Programa Municipal de Proteção e Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência, com um auxílio financeiro, no valor de um salário mínimo, às mulheres vítimas de violência em vulnerabilidade, durante um período de um ano. Além disso, para o empoderamento, também estão previstos cursos profissionalizantes. Também há uma proposta para a criação de um selo para empresas sediadas no município.

Evento envolveu servidores, população, secretários municipais, além dos vereadores Aílson Barreto, Janderson Barreto, Mazinho Batista e Simone Flores.