Fazenda Legal: Prefeitura de Quissamã entrega os primeiros cheques do Microcrédito Rural

A Prefeitura de Quissamã realizou a entrega dos primeiros cheques aos agricultores beneficiados pelo Microcrédito Rural, nesta sexta-feira (20), durante a abertura do Fazenda Legal. O projeto disponibiliza a linha de crédito de até R$ 20 mil para fomentar a Agricultura Familiar. Em outra atividade do dia, a prefeita Fátima Pacheco assinou o Termo de Convênio de parceria com a Emater-Rio para o desenvolvimento de ações no município.
“Quando assumimos em 2017, a agricultura estava sem verba alguma e nós renovamos a frota de veículos, trouxemos a patrulha agrícola e outras ações importantes. Nesta tarde, estamos entregando os dois primeiros cheques do microcrédito, que visa atender aos produtores rurais do município, com financiamento de até 20 mil reais. Mais uma importante ação para a valorização da Agricultura Familiar”, disse a prefeita, ao lado do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista.
Para os agricultores que receberam o cheque, a expectativa de investimento para expandir a produção. Maria Helena de Oliveira Sarmento Alves, agricultora de hortaliças e verduras, agradeceu à Prefeitura pelo crédito rural. “O valor recebido é para realizar melhorias na horta, construir a estufa e o investimento total do aviário com a construção do galpão. Vou começar com 200 aves. É a primeira vez que tenho junto ao governo, uma oportunidade como essa e estou muito grata”, conta Maria.
O mesmo sentimento é compartilhado por Carlito de Souza Filho, segundo contemplado do dia. “É um incentivo muito importante para os produtores rurais, pois nem sempre conseguimos esse apoio para investir em nosso negócio”, disse Carlito.
*Quissamã recebe a segunda edição do Fazenda Legal*
Nesta sexta-feira (20), o projeto itinerante Fazenda Legal, realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), através da Pesagro e Faerj, chegou a Quissamã. Com o apoio da Prefeitura, o evento proporcionou aos produtores rurais informações, apoio a regularização, entre outros assuntos, com o intuito de impulsionar o agronegócio. O espaço contou também com um estande do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), uma feira dos produtores municipais, e presença de instituições financeiras com atuação no crédito ao produtor. O evento continua neste sábado (21), a partir das 14h.
A mesa de abertura foi composta pela prefeita Fátima Pacheco, o presidente da EMATER-RIO, Marcelo Costa, o presidente da FAERJ, Rodolfo Tavares, o da Pesagro, Paulo Renato Marques, o deputado federal, Christino Áureo, o secretário de Agricultura do Rio, Alex Grillo, e o deputado estadual, Jair Bittencourt, que faz parte da comissão de agricultura na ALERJ. No evento, foram debatidos assuntos pertinentes aos interesses dos produtores rurais e sobre os benefícios que a parceria com o Governo do Estado tem trazido para a região norte Fluminense, principalmente para Quissamã.
Segundo o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, o evento foi feito para os agricultores de Quissamã e da região. “Aqui, o produtor encontra todos os serviços que a Seapa tem. Espero que os produtores possam utilizá-los da melhor maneira possível”, esclareceu Paulo.
Para o vice-prefeito Marcelo Batista, o evento é de suma importância não só para a agricultura de Quissamã, como da região. “É um momento de troca de informações, uma a oportunidade para os agricultores conhecerem a estrutura que o Estado possui, por meio da Secretaria de Agricultura e suas empresas como a Emater, Pesagro, Fiperj e as demais. Assim, eles estarão inseridos no contexto e conseguirão lutar para cada vez mais desenvolver uma agricultura dentro das técnicas que tragam retorno e sustentabilidade ao meio rural”, relatou Marcelo Batista.
SERVIÇO Dia 21/05
13h – Início do credenciamento