Famílias prestigiam a formatura do Proerd

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira (4), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Quissamã e envolveu 245 alunos das Escolas Professora Nelita Barcelos dos Santos (Morro Alto); Professora Tânia Regina de Paula (Alto Alegre); Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Caxias) e Professora Maria de Lourdes Castro Ribeiro (Sítio Quissamã).
A programação, marcada por muita emoção, contou com entrega de certificados e premiação para os quatro primeiros alunos colocados, de cada escola, no concurso de redação, sendo uma bicicleta para cada primeiro colocado, que foram Sthefany Santos Paula, Escola Nelita Barcelos; Estefanny Braga, Escola Maria de Lourdes; Leana Pessanha da Silva, Escola Tânia Regina; e Alesander Salles Ribeiro, Escola Miguel Ângelo.
Participaram da atividade a prefeita Fátima Pacheco; o secretário de Educação, Róbisson Serra; a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima; o Cabo PM e Instrutor Educador Social do Proerd Peter Amaral Fernandes; o Sargento Magalhães, representando a Coordenadoria do Programa; o subtenente José Francisco e Sargento Kobayash, instrutores do município de Macaé; e o Sargento Júnior, representando o 32º Batalhão de Polícia Militar. Fátima Pacheco saudou os presentes e falou da alegria de participar da formatura. “É emocionante ver o auditório lotado, não só de alunos, mas de familiares e ver vocês cantando o Hino de Quissamã, sem errar uma estrofe. Isso nos move a dar passos cada vez mais largos pelo bem de Quissamã. A parceria escola e família é imbatível. Se me perguntarem qual foi o passo mais significativo que demos na Educação, sem dúvida foi ampliar a participação da família na escola. De nada adiantaria os ensinamentos na escola se em casa não existir uma família que acolhe, que ama e respeita. Os cuidados com nossas crianças e adolescentes são ponto prioritário em nosso governo”, disse.
“A gente fica muito feliz ao ver cada vez mais a família dentro das escolas e participando da vida de seus filhos. E aos alunos, gostaria de parabenizá-los e dizer que o que vocês aprenderam ninguém tira mais de vocês”, enfatizou o secretário Robisson Serra. O Cabo PM Peter Amaral Fernandes falou das atividades. “Foi um semestre maravilho e de muito aprendizado. Agradeço a parceria das escolas participantes e dizer que o Proerd não acabou. Hoje foi só uma festa para comemorarmos o que vocês aprenderam e o que eu aprendi com vocês. Espero que vocês, a partir de agora, comecem a disseminar e espalhar todo o aprendizado e conhecimento que aprenderam. Que mostrem para as pessoas como a droga prejudica a saúde e prejudica a nossa sociedade. Parabéns aos formandos. Vocês são merecedores e que usem o modelo de tomar decisão Proerd (definir, analisar, tomar a decisão e avaliar)”, frisou Peter, agradecendo a Prefeitura, secretaria de Educação, Coordenação do programa e todos os envolvidos na ação pela parceria.
O sargento Magalhães, representando a Coordenadoria Estadual do Proerd, reforçou que o Programa, que este ano completa 27 anos, é feito de parceria, e que sozinho não existiria. “Se não existisse essa parceria entre PM, escolas e a família nada disso seria realizado”, enfatizou, fazendo um agradecimento especial aos professores. “São esses heróis que fazem essa nação andar. Então queria que os alunos olhassem para os professores com mais carinho”, completou.
A coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima, também destacou a importância dos pais na vida escolar dos filhos. “Ter a participação da família na escola é uma grande conquista. Esse tempo que vocês (pais e responsáveis) estão compartilhando ao lado deles vai ser essencial para cada um desses alunos. É muito gratificante vê-los apoiando os filhos de vocês e reconhecendo que a escola hoje é um espaço que vai além de ensinar disciplinas básicas como português e matemática”, disse.
Confira a relação dos alunos premiados no Concurso de Redação:

Escola Municipal Professora Nelita Barcelos
4º lugar – Gustavo de Souza Nunes Oliveira, “Minha Redação Proerd”
3º lugar – Tainá Ferreira dos Santos Feliciano, “Proerd”
2º lugar – Maria Clara de Souza Santos, “Proerd”
1º lugar – Sthefany Santos Paula “O que eu aprendi com o Proerd”

Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro
4º lugar – Maíra Vitória Moreira “Aprendi com Proerd”
3º lugar – Sara Ribeiro de Paula “Proerd”
2º lugar – Thaynná da Conceição Silva “Minha Redação Proerd”
1º lugar – Estefanny Braga “Aprendi com o Proerd”

Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula