Famílias de alunos da rede municipal recebem cesta básica

Em Quissamã, os alunos da rede municipal de ensino estão recebendo atenção especial. Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Educação, iniciou a distribuição de cestas básicas às famílias dos estudantes, que estão em recesso em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, destaca a relevância da ação. “A iniciativa visa atender os alunos, de acordo com direcionamento feito pelos próprios gestores das escolas. Dessa forma, estamos seguindo uma listagem disponibilizada pelas unidades escolares e fazendo a entrega nas próprias residências. Iniciamos no bairro da Penha, na área central e nas localidades do entorno; e à tarde, em Barra do Furado. Nessa primeira etapa serão distribuídas 600 cestas, mas a ação terá sequência, pois a medida pretende atender todas as escolas. Outra medida implementada no combate a vulnerabilidade foi o reajuste nos valores dos Programas Sociais de Fortalecimento de Vínculo da Pessoa Idosa, PCD e Renda Mínima, já válidos para o mês de abril”, disse Tânia.
A entrega de cestas continua nesta sexta-feira (27), pela manhã, em Machadinha; e à tarde, em Morro Alto.
Tânia reforça ainda que a iniciativa consiste em ajudar às famílias, em especial às que não estão podendo trabalhar, em função do isolamento social, uma das medidas preventivas à propagação do coronavírus.
“Nesse momento em que as famílias estão sem poder trabalhar, a Prefeitura está fazendo um atendimento emergencial para as famílias em situação de maior vulnerabilidade. Estamos esperando um decreto do governo federal autorizando a distribuição em toda rede escolar, no sentido de utilizar o recurso de merenda escolar para a compra de cestas básicas. Estamos fazendo um atendimento emergencial, com foco na rede municipal de ensino, com cestas adquiridas pela Assistência Social”, destacou Tânia.
Ainda nesta quinta-feira (26), o Decreto nº 2814/2020 atualizou as medidas excepcionais e temporárias, previstas no Decreto nº 2801, de 13 de março de 2020, indispensáveis ao enfrentamento da propagação do coronavírus, causador da Covid 19. Por meio do Decreto, foi prorrogado o prazo de suspensão das aulas na rede pública de ensino do município por mais 15 dias, a contar de 31 de março do corrente ano.