Família na Escola realizada em mais quatro unidades neste final de semana

Dando continuidade as atividades que começaram no último final de semana, do projeto Família na Escola, que é realizado pela Prefeitura de Quissamã, e desenvolvido pela Secretaria de Educação, a Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula, na noite desta sexta-feira (20), foi a contemplada e ficou lotada. Aproximadamente, 600 pessoas entre alunos e familiares, estiveram presentes.
Cerca de 380 crianças do 1º, 2º e 4º participaram desta primeira atividade, que precisou ser dividida em duas etapas em função da grande quantidade de alunos, que chega a 500. Em agosto, será realizada para as turmas do 1º e 5º ano. “A gente estava aguardando ansiosamente esse momento de reencontro após quase dois anos. As crianças terem os pais aqui, dividindo com eles seu espaço, é de suma importância para a integração da escola com os responsáveis e acaba refletindo diretamente, no aprendizado deles”, declarou, Marcia Renata Santos, diretora administrativa.
Eduarda Margardi, mãe do João Eduardo Magardi Freitas, de oito anos, falou sobre a importância do evento. “Essa atividade é muito bacana, pois quebra os paradigmas e não limita a família, aquela que era conhecida antigamente, como tradicional, já que hoje em dia, as famílias estão diversificadas, com composições diferentes e todas merecem respeito. Tendo amor, qualquer que seja a forma, é válida”, descreveu.
Já neste sábado (21), a prefeita Fátima Pacheco, o vice Marcelo Batista e a secretária de Educação Helena Lima acompanharam as atividades do Família na Escola. O projeto passou pela Creche Municipal Júlia Pessanha de Souza, no Sítio Quissamã; Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino, em Santa Catarina e Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
O Família na Escola reúne alunos, pais e responsáveis em atividades alegres, com apresentações musicais e de dança. Ambiente perfeito para a união de todos os familiares. Marilúzia Massena, diretora da creche disse que assim que a secretaria de Educação propôs este projeto, as responsáveis logo abraçaram a ideia pois a parceria escola e família, atende os 100 bebês que utilizam o serviço que engloba crianças de zero a dois anos e 11 meses. “Nós somos gratos por termos uma prefeita que coloca a educação em primeiro lugar”, agradeceu a diretora.
Viviane Pinto de Almeida Ribeiro, mãe de um casal, viveu esse sentimento duplamente. “Ontem, estive na Escola Tania Regina, acompanhando a apresentação da minha filha mais velha, Eduarda de Almeida Ribeiro, de sete anos e neste sábado, vivendo pela primeira vez, essa emoção com o meu filho mais novo, o Carlos Eduardo de Almeida Ribeiro, de um ano e oito meses, no seu primeiro ano de creche. Estou muito feliz com todo o acolhimento que recebemos”, afirmou Viviane.
A prefeita Fátima Pacheco, ao chegar na escola em Santa Catarina, foi recebida com muita alegria e euforia pela criançada que queria tirar muitas fotos com ela e contar as novidades, além do acolhimento de todos os pais e responsáveis. O diretor pedagógico, José Luiz Campos, agradeceu a presença da prefeita e das famílias, que são muito presente. “Eles nos trazem seus anseios e acompanham o trabalho do docente”, concluiu.
“Depois de dois anos de pandemia, quero dizer que faremos mais três creches, mais três escolas e que a tão sonhada reforma da quadra na escola Maria Ilka, está em fase de acabamento. A educação só vai para frente, quando temos esse carinho com a população, os profissionais e responsáveis. Quero falar também, que precisamos nos unir ainda mais para combater a violência no bairro, que traz muita inquietude para os nossos corações. Vou me reunir com o secretário de Segurança do Governo do Estado, levar todos os dados, para buscarmos uma solução para esse problema. Asseguro a vocês, que estamos trabalhando nisso e não vamos sossegar enquanto não resolvermos esta questão”, enfatizou Fátima.
A última escola deste sábado foi a Ignácio Hugo de Souza, na Penha, que acolhe 180 crianças do maternal 2 ao 5º ano. Além de todas as brincadeiras, teve uma ação de higiene bucal com dentistas e auxiliares, distribuição de quites de higiene, palestra da psicóloga Reneza Rocha, sobre bullying e as apresentações dos alunos.