O Museu Casa Quissamã abriu suas portas para receber os alunos da rede municipal em visita à exposição itinerante “Theatro Municipal em Turnê”, proporcionando uma imersão na história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa, que segue até 13 de julho, encantou, nesta quarta-feira (25), estudantes das escolas Felizarda Maria da Conceição Azevedo, Ignácio Hugo de Souza, Nelita Barcelos dos Santos e Délfica de Carvalho Wagner; os primeiros a embarcar nessa jornada cultural.
Para a orientadora pedagógica da Escola Délfica, Natália Diniz, a exposição representa uma oportunidade valiosa. “Essa iniciativa é de grande importância para os nossos alunos. Além de terem contato com a cultura do Theatro Municipal, eles também estão conhecendo as instalações do Museu Casa Quissamã, um espaço tão relevante para a nossa cidade”, destacou.
A exposição tem entrada gratuita e é uma chance imperdível para que os moradores de Quissamã, de todas as idades, conheçam mais sobre a trajetória do icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A diretora do Museu Casa Quissamã, Valdirene Pereira, enfatizou a importância da acessibilidade cultural.
“Desde a abertura da exposição, no dia 12 de junho, como parte da programação do aniversário de 36 anos de Quissamã, já recebemos 200 visitantes. A entrada no Museu Casa Quissamã é gratuita, tornando o acesso à cultura ainda mais democrático para toda a população”, afirmou Valdirene.
Lançada em 2022, a mostra “Theatro Municipal em Turnê” tem percorrido diversas cidades do estado do Rio de Janeiro com o propósito de aproximar o público da trajetória desse espaço cultural. A exposição apresenta painéis detalhados com os projetos originais, destacando as pinturas e esculturas que adornam o prédio, assinadas por artistas renomados como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo.
“Trazer essa exposição para Quissamã é um privilégio para a nossa cidade. É uma oportunidade única para que nossos alunos e toda a comunidade tenham contato direto com a história e a grandiosidade do Theatro Municipal, um verdadeiro ícone da cultura brasileira. Agradeço a todos os envolvidos por tornar esse sonho possível”, frisou a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas.