Exposição sobre Folia de Reis abre programação de aniversário da cidade

A programação em comemoração ao 29º aniversário de Quissamã será aberta nesta sexta-feira (8), às 9h, com a Exposição Fotográfica “Viva Santos Reis”, que retrata a Folia de Reis na Região Sudeste. A mostra ficará no hall da Prefeitura até 30 de junho e vai reunir 85 fotografias de cinco profissionais que registram a manifestação cultural religiosa nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Pesquisador e curador da exposição, Daniel Arrebola foi o responsável pelo material na Região dos Lagos e Norte/Noroeste Fluminense e destaca a devoção popular que marca essas tradições. “É uma manifestação típica da Península Ibérica e que chegou ao Brasil com a Corte Portuguesa. Ainda hoje a Folia tem grupos organizados em cidades como Cardoso Moreira, Italva, São Fidélis, Cambuci e Miracema, que mantêm viva a louvação à Sagrada Família”, pontuou.
Daniel tem como parceiros Mauro Rodrigues e Nane Camargos, responsáveis pelos registros em Minas Gerais; Andréa Silva, que fotografou em São Paulo; e Ratão Diniz, na Região Metropolitana do Rio. O curador comentou que a exposição completa, atualmente em cartaz no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), estará em Quissamã no segundo semestre.
“Além de fotos, temos máscaras, roupas, chapéus, instrumentos e bandeiras, entre outros objetos, que estarão no Museu Casa Quissamã, provavelmente no início de agosto. Depois, a exposição seguirá para Silva Jardim. A mostra fotográfica também será levada à Universidade Estadual do Norte Fluminense”, acrescentou Daniel.
Origem – Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos – Baltazar, Gaspar e Belquior, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (o Menino Jesus Cristo) para prestar homenagens e entregar presentes.
Nessa tradição, os festejos de Natal são comemorados, desde a véspera o nascimento de Jesus, por grupos que visitam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações estendem-se até a data consagrada aos Três Reis Magos, 6 de janeiro. No estado do Rio, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, o padroeiro do estado. Mais informações sobre a programação de aniversário pode ser conferida no endereço www.quissama.rj.gov.br