Exposição de maquetes destaca patrimônio cultural

No mês de aniversário dos 28 anos de emancipação político-administrativa de Quissamã, 25 alunos do 5º ano de escolaridade (Ensino Fundamental 1), das disciplinas de Geografia e Artes (Turma 501), da Escola Municipal Tânia Regina, participam de uma exposição de maquetes sobre o patrimônio cultural da cidade, que vai contar 30 pontos na disciplina de Arte. A mostra vai até esta sexta-feira (9), no saguão da Prefeitura, com entrada franqueada ao público. Elas serão apresentadas durante o desfile cívico-escolar, na próxima segunda-feira (12)
As maquetes, que levaram cerca de um mês para serem confeccionadas, foram feitas em grupo ou individualmente utilizando papel, isopor e madeira, a partir de uma pesquisa sobre os bens materiais e imateriais, como o conjunto de senzalas de Machadinha, antiga Companhia de Engenho Central, Museu Casa Quissamã, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna) e a Igreja Nossa Senhora do Desterro, entre outras.
A diretora da escola Márcia Abreu dos Santos destacou o empenho dos participantes neste trabalho. “Nós trabalhamos vários temas na escola. Já apresentamos na disciplina de Geografia um sobre o Município, com objetos tanto da disciplina, quanto da cultura nas artes. A exposição é um instrumento avaliativo, e o esforço de todos foi fundamental para o resultado final”, disse.
Já a professora Patrícia Figueiredo ressaltou que os pais de alunos participaram das maquetes com os filhos (alunos), como parceiros. “Foi um trabalho extraclasse, onde foram utilizadas a criatividade e detalhes para confeccionar as peças. Para desenvolver o trabalho, houve reuniões e acompanhamento”, explicou.